Callcenter.inf.br - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil Tecnologia Pesquisa aponta benefícios da IA 45% das empresas que crescem acima da média confirmam importância
Três em cada quatro executivos preveem benefícios significativos com a inteligência artificial (IA). É o que revela pesquisa da Cognizant, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia e negócios, realizada com 975 profissionais nos Estados Unidos e na Europa. Entre as empresas com crescimento acima da média do setor, 45% disseram que a IA é extremamente importante para o sucesso de suas empresas hoje, ante apenas 14% dos executivos cujo crescimento empresarial é mais lento. Olhando para três anos à frente, essa lacuna se estreita, mas ainda é significativa (63% a 43%).

Além disso, os executivos de empresas de crescimento mais rápido também são mais propensos a esperar grandes benefícios da IA - e eles esperam vê-los relativamente em breve, o que sugere uma abordagem mais agressiva para a implementação dessas tecnologias. Esses profissionais esperam ver grandes benefícios nos próximos 12 meses em termos de aumento de receita em relação àqueles vinculados a empresas de crescimento mais lento (36% a 11%), preveem maior eficiência e redução de custos (33% a 9%) e entendem que a IA vai melhorar sua capacidade de introduzir novos produtos e serviços (34% vs. 12%).

"Como reflexo, esses executivos estão mais avançados em termos de exploração das tecnologias de inteligência artificial, empregando-a em projetos de visão computacional, robótica inteligente, veículos autônomos e análise de linguagem natural. Outro ponto importante está relacionado às políticas de ética aplicadas à IA de forma mais contundente", revela Roberto Wik, diretor de Indústria e Varejo da Cognizant. "Essas diferenças podem ser devidas em parte à capacidade das empresas de crescimento mais rápido em investir em novas tecnologias e pelo fato de tenderem a ser mais inovadoras em termos de uso da tecnologia."

As atitudes em relação à IA variam um pouco entre as indústrias: executivos de empresas dos segmentos de serviços financeiros, de tecnologia e de varejo são mais otimistas sobre a importância e os benefícios da inteligência artificial hoje. Em relação aos próximos anos, 8 entre 10 executivos de todas as indústrias dizem que a IA será extremamente ou muito importante para o sucesso de sua empresa.

Impacto esperado da IA no número de funcionários da empresa nos próximos três anos

"Acreditamos que, embora a inteligência artificial elimine alguns empregos, outros surgirão. Nós estimamos que, nos próximos 10 a 15 anos, quase 21 milhões de empregos serão criados pela adoção de IA. Além disso, muitos funcionários gastarão menos tempo fazendo tarefas repetitivas, e mais tempo fazendo tarefas que exigem julgamento, empatia, criatividade e habilidades específicas do ser humano", ressalta Wik.

No entanto, há uma desconexão entre o entusiasmo dos executivos pela inteligência artificial e sua real implantação. Na realidade, a experiência das empresas com a IA é bastante limitada. Cerca de dois terços dos entrevistados estavam bem informados sobre um projeto de inteligência artificial em sua empresa, e desse grupo apenas 24% estavam bem informados sobre projetos de IA que foram totalmente implementados. Outros relataram que estavam cientes de projetos que estão ainda em fase experimental: 21% relataram projetos na fase inicial de planejamento, 32% na prova de conceito e 48% no estágio piloto. Em suma, as empresas ainda têm uma longa jornada na implementação de projetos reais de inteligência artificial.

A GRUBE & ASSOCIADOS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ARTIGOS ASSINADOS E PERMITE A REPRODUÇÃO DOS TEXTOS PUBLICADOS DESDE QUE MENCIONADA A FONTE E COM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.

https://www.callcenter.inf.br/