Algar Tech registra ganhos com Mesa Digital
Com área, empresa dobra receita e tamanho das operações de cobrança e televendas 23/08/2019 12:39
» Marco Aurélio Matos
A Algar Tech tem obtido ganhos nas frentes de cobrança e televendas dos clientes B2B desde que implementou, em fevereiro de 2018, a Mesa Digital, área formada por um time multidisciplinar. Com a união entre tecnologia, inteligência de dados e foco na experiência do cliente, a empresa conseguiu dobrar a receita e o tamanho das operações em apenas um ano.

A Mesa Digital Cobrança/Televendas acompanha, em tempo real, operações nos segmentos de cosméticos, seguros, financeiro e utilities, analisando mais de 1200 horas mensais de processos. A atuação é dividida em três frentes, sendo que a primeira é dedicada à qualificação, higienização e ao enriquecimento de mailings - com a meta de otimizar a localização dos clientes e, assim, aumentar a eficiência das equipes de acionamento. Uma segunda frente foca no uso da tecnologia para desenvolver ferramentas, o que envolve a criação de portais de autonegociação, portais de envio de SMS com inteligência de dados e implantação de URAs com cognição, por exemplo.

Somando-se a elas, entra o uso da inteligência artificial e da análise de dados para a construção de modelos de predição a partir do perfil de cada público, suas preferências, dados de inadimplência, entre outros, com a intenção também de aprimorar o acionamento ao cliente. "Com essa estrutura completa, conseguimos ser cada vez mais efetivos nos contatos realizados, automatizar serviços, personalizar atendimentos mais complexos, além de eliminar processos, interações e jornadas desnecessárias", destaca Marco Aurélio Matos, diretor de gestão de relacionamento com clientes da Algar Tech.

Prova disso nas operações de cobrança é que, em apenas 12 meses, um portal de negociação desenvolvido pela companhia reduziu custos em 20%. Nesse cliente do setor financeiro, 40% dos acionamentos passaram a ser digitais e mais de R$ 35 milhões foram negociados com um sucesso médio de pagamento de 70%. Antes, não havia atendimento digital nessa operação. Dentro das operações de televendas, a inteligência de dados também possibilitou a qualificação e higienização dos mailings, otimizando o processo de discagens em um cliente do ramo de seguros. A Algar Tech conseguiu reduzir 47% das discagens dessa operação, alavancar a efetividade de 8% para 35% e aumentar o CPC (Contato com a Pessoa Certa) de 42% para 66%.

Para conquistar resultados como esses, o time multidisciplinar da Mesa Digital funciona no modelo de squad, dentro da metodologia Agile. A equipe tem crescido e evoluído e hoje integra as seguintes especialidades: cientistas de dados, responsáveis pelo tratamento de dados, segmentação de clientes, análises de dados estatísticos; quality assurance, a cargo do acompanhamento dos processos digitais, garantindo que o produto seja entregue respeitando as qualidades pretendidas pelo cliente; analistas de negócios, focados no desenho de soluções, documentação e implantação; e desenvolvedores, dedicados ao desenvolvimento ou manutenção de software.

"Indo muito além das competências técnicas, esse time trabalha dentro das frentes de estatística para compreender a fundo a jornada do cliente até o pagamento. A partir do uso da tecnologia e da inteligência de dados, são eles que trazem a visão analítica necessária para aprimorarmos os processos de cobrança e televendas. O resultado dessa atuação integrada é a conquista de mais agilidade e qualidade nas entregas, levando as melhores práticas para o negócio dos clientes para torná-los mais eficientes, e assim aumentando nossa competitividade no mercado", completa o executivo. Considerando o trabalho conjunto desenvolvido pela Mesa Digital Cobrança/Televendas apoiada pelas frente de Cognição e Experience, os processos de digitalização e automação adotados já trouxeram R$ 116 milhões em ganhos para a Algar Tech no ano passado por meio da melhoria na eficiência operacional e geração de novos contratos.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

SITEL  ATENTO  AVAYA  CALL CENTER  CSU  VIDAX  TELLUS  CONTAX  FLEX  VAGAS  AEC  TELEPERFORMANCE  ALMAVIVA  TMKT  CALLINK  TIVIT  NICE  URANET  VIKSTAR  RANKING 
 
https://www.callcenter.inf.br/