Cedro investe em serviço de curadoria de chatbot
Trabalho de especialistas auxilia na construção e no acompanhamento do assistente virtual 30/05/2019 02:47
» Thiago Morais da Costa
A Cedro Technologies está investindo em soluções práticas de curadoria na construção e no acompanhamento dos chatsbots. Por mais que o resultado final do desenho do chatbot esteja redondo, segundo Thiago Morais Felix da Costa, Product Owner da plataforma People e serviços de inteligência artificial da Cedro, é preciso que o curador consiga enxergar melhorias para a ferramenta, analisando o fluxo de mensagens, possíveis interações, modelos de perguntas e seus sentidos (dependendo do contexto), pois assim mapeiam os principais "gaps" de comunicação.

"O trabalho de curadoria ajuda a empresa a preencher lacunas na comunicação com seus clientes, conhecendo suas principais necessidades e a melhor forma para ajudar. Com o processo de curadoria é possível, por exemplo, identificar um problema que uma grande quantidade de clientes possui e antes não havia observada. Com isso, também é possível alterar o fluxo de conversas e criar novas opções que supram as necessidades dos usuários", ressalta Costa.

Ele cita como exemplo o bot de um site e-commerce que dispõe de uma interação sobre 2ª via da nota fiscal, informando o procedimento para gerar o documento. "Foi identificado, porém, durante a curadoria, que a maior dificuldade dos clientes era saber se o documento seria enviado por correio junto com os produtos. A partir da análise dessas interações, é possível alterar o conteúdo do bot, adicionando as informações realmente importantes para o cliente. A solução é uma tendência irreversível e, nossas soluções pioneiras, acompanham o desenvolvimento deste mercado", finaliza Costa.

Para o executivo, a construção de um chatbot eficiente demanda que o profissional conheça a linguagem da empresa e da persona à que está se dirigindo, além de uma ampla habilidade de comunicação e capacidade de ensino. "Nesse processo é importante ressaltar a escolha de um profissional de linguística para acompanhar o desenvolvimento do projeto, juntamente com a equipe de curadoria de conteúdo, pois juntos buscarão o aprimoramento do assistente virtual para que o mesmo consiga se aproximar das necessidades reais de seus futuros e atuais usuários", explica.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

NICE  VIDAX  URANET  ATENTO  TELEPERFORMANCE  VIKSTAR  FLEX  AVAYA  ALMAVIVA  CALL CENTER  ALGAR  CSU  AEC  CALLINK  TIVIT  VAGAS  DNK  CONTAX  RANKING  SITEL 
 
https://www.callcenter.inf.br/