Ameaça ao clima organizacional
Pesquisa aponta que 74% dos colaboradores já sofreram assédio moral ou bullying no trabalho 03/09/2019 12:05
A pesquisa "Clima Organizacional 2019", realizada pela MA8 Management Consulting Group, apontou que 62% dos colaboradores já sofreram assédio moral no trabalho. Além disso, o levantamento também mostra que 44% dos respondentes já sofreram bullying no ambiente corporativo. A pesquisa foi realizada no mês de agosto com 1.287 profissionais de todas as regiões do Brasil, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Na sobreposição dos itens é possível concluir que 74% das pessoas já sofreram algum tipo de bullying e/ou assédio moral no ambiente profissional. Apenas 26% afirmaram que nunca sofreram nada disso.

Para o CEO da MA8 Management Consulting Group e organizador da pesquisa, Orlando Merluzzi, a questão é um problema crônico, cultural e que constitui em um desafio para os gestores e departamentos de RH das empresas. "Prova disso é que 48% dos profissionais já consideraram a possibilidade de pedir demissão, ou efetivamente pediram demissão por causa de bullying ou assédio moral no trabalho e, quando perguntadas o que fizeram quanto ao assunto, apenas 23% das pessoas disseram que levaram a questão ao conhecimento da direção ou do RH da empresa", diz.

O estudo indica também, quando o assunto pesquisado é confiança no ambiente de trabalho, incluindo caráter e retidão de conduta, que apenas 32% dos respondentes consideram que seus pares são pessoas confiáveis. Segundo Merluzzi, "os resultados demonstram que é grande a falta de confiança no ambiente profissional, pois 33% afirmam que não consideram seus pares confiáveis e outros 35% disseram que têm dúvida quanto isso e, em nossa visão, ter dúvidas, no caso de confiança, é o mesmo que não confiar, pois não há meio-termo nesse atributo", comenta o executivo, que complementa: "todo esse cenário de insegurança e falta de confiança afeta diretamente os resultado das organizações e dos departamentos, individualmente".

Além disso, somente 11% dos respondentes em 2019 afirmaram que nunca foram prejudicados por um colega de trabalho, sendo que 67% já foram prejudicados, 21% talvez tenham sido em suas percepções e 1% não soube responder. Enquanto isso, 27% dos entrevistados acreditam que seus chefes identificam claramente o clima organizacional no ambiente de trabalho, um índice muito baixo, na visão do executivo.

O estudo apontou também que 41% dos trabalhadores afirmaram que nunca mentiram para seus chefes, mas 71% dos respondentes acreditam que seus chefes já mentiram para eles. Já 45% dos profissionais dizem que, se pudessem, demitiriam seus chefes.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

TIVIT  CSU  TMKT  RANKING  ALMAVIVA  CONTAX  URANET  CALL CENTER  AEC  VIDAX  TELEPERFORMANCE  FLEX  VAGAS  NICE  ATENTO  VIKSTAR  AVAYA  CALLINK  SITEL  TELLUS 
 
https://www.callcenter.inf.br/