Algar Tech reforça plataforma de gamificação
Ferramenta passa a ser utilizada também no programa interno de performance 22/03/2019 12:12
» Cristiano Santos
A Algar Tech implantou uma extensão da ferramenta de gamificação para treinamento, chamada SPIA. Agora, a plataforma foi introduzida também ao programa de performance da área de relacionamento com o cliente, chamado Top Performance, com o objetivo de engajar os colaboradores, ao torná-lo mais descontraído. As mudanças permitirão aos participantes acompanhar indicadores corporativos, para melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

Inspirada em jogos retrô, a atualização da ferramenta levou em consideração as opiniões dos colaboradores, e dará aos participantes mais visibilidade sobre seu desempenho. E, apesar de o lançamento ter se dado em março, o desenvolvimento da plataforma será constante e sempre baseado nas melhorias sugeridas pelos usuários. "Nós já utilizávamos gamificação em nossa plataforma de treinamento, de forma que o colaborador acumulava pontos a cada exercício que ele completava. Ao implantarmos o projeto no Top Performance, o objetivo é aumentar o engajamento dos nossos associados no programa de desempenho, tornando-o mais divertido. Essa mudança faz parte do processo de tornar a empresa cada vez mais digital", diz Cristiano Santos, diretor de relacionamento com o cliente da Algar Tech.

O programa Top Performance, criado internamente na empresa em 2011, mede o desempenho dos colaboradores na área, baseado em indicadores atrelados aos resultados financeiros da operação, os quais são utilizados como meta. A cada meta cumprida, eles vão acumulando pontos na plataforma de gamificação, podendo trocá-los posteriormente por prêmios, como bonificações ou viagens.

Atualmente, o programa é estipulado para a diretoria da área e, os gestores de destaque são reconhecidos trimestralmente e anualmente pelo seu desempenho. No entanto, a empresa já se prepara para expandir a participação também para os demais colaboradores da área de relacionamento com o cliente. "Além de melhorar a experiência dos colaboradores, o impacto direto na experiência dos nossos clientes é um dos principais focos do programa. Para isso, estamos constantemente atentos às novidades, nos atualizando e ouvindo nossos funcionários", completa o executivo.

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