Unitono de mãos dadas com colaboradores
Estratégia de retenção passa por envolver os funcionários em todas as ações da empresa 04/02/2015 12:28
» Karene Rodrigues
Entra ano, sai ano, a retenção dos talentos continua sendo um dos maiores desafios dos contact centers. Se anos atrás isso já era uma grande preocupação, hoje ela é maior ainda, devido o dinamismo do mercado e o imediatismo da geração Y e Z. Isso vem exigindo das empresas acompanharem a transformação com formas customizadas de retenção - campanhas, premiações e plano de carreiras -, de acordo com o perfil dos colaboradores, segundo Karene Rodrigues, gerente de recursos humanos da Unitono. "O maior desafio a ser vencido, é compreender que a retenção, hoje em dia, não está somente ligada a remuneração do colaborador, mas, a outros fatores, que a empresa pode proporcionar", explica.

Entre eles, a executiva destaca cursos, premiações em forma de experiências, integração entre os funcionários e eventos para promover o desenvolvimento profissional do funcionário. Ela acrescenta ainda que, por lidar com um público jovem que já nasceu conectado e que busca o imediatismo, as ações de retenção tem que ser visuais e apresentar prazos. "Essa nova geração quer o crescimento rápido."

No entanto, mais importante do que a forma de reter, é passar a colaborador o sentimento de que ele faz parte da estratégia da empresa como um todo. Que o atendimento com qualidade que ele fornece para os clientes, faz parte do seu crescimento e desenvolvimento profissional, que as metas, que são direcionadas, para ele. "É preciso fazer com que ele busque este atendimento com qualidade e se desafie diariamente, a buscar um novo desafio", reforça.

Esse é o cenário na Unitono. Segundo Karene, a empresa busca envolver os colaboradores em todas as ações da empresa, com a divulgação das informações na Intranet, TV Unitono, Newsletter Mensal, Fóruns e o Café com o Diretor. "Assim conseguimos uma proximidade com os funcionários, e permitimos que eles nos forneçam um feedback de todos os assuntos, que ocorrem na empresa", revela a gerente. Outro aliado é o líder, responsável por disseminar a cultura e o clima organizacional. "Ele precisa estar alinhado com a missão, valor e visão da Unitono. Por isso promovemos anualmente a Formação de Lideres, com as novas formações e reciclagens, para que ele esteja sempre alinhamento, com os objetivos da empresa", completa.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VAGAS  SITEL  NICE  VIKSTAR  TELEPERFORMANCE  VIDAX  CALL CENTER  ALMAVIVA  CALLINK  AVAYA  CONTAX  ALGAR  URANET  AEC  ATENTO  DNK  CSU  RANKING  FLEX  TIVIT 
 
https://www.callcenter.inf.br/