Callcenter.inf.br - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil RH Unitono de mãos dadas com colaboradores Estratégia de retenção passa por envolver os funcionários em todas as ações da empresa
Entra ano, sai ano, a retenção dos talentos continua sendo um dos maiores desafios dos contact centers. Se anos atrás isso já era uma grande preocupação, hoje ela é maior ainda, devido o dinamismo do mercado e o imediatismo da geração Y e Z. Isso vem exigindo das empresas acompanharem a transformação com formas customizadas de retenção - campanhas, premiações e plano de carreiras -, de acordo com o perfil dos colaboradores, segundo Karene Rodrigues, gerente de recursos humanos da Unitono. "O maior desafio a ser vencido, é compreender que a retenção, hoje em dia, não está somente ligada a remuneração do colaborador, mas, a outros fatores, que a empresa pode proporcionar", explica.

Entre eles, a executiva destaca cursos, premiações em forma de experiências, integração entre os funcionários e eventos para promover o desenvolvimento profissional do funcionário. Ela acrescenta ainda que, por lidar com um público jovem que já nasceu conectado e que busca o imediatismo, as ações de retenção tem que ser visuais e apresentar prazos. "Essa nova geração quer o crescimento rápido."

No entanto, mais importante do que a forma de reter, é passar a colaborador o sentimento de que ele faz parte da estratégia da empresa como um todo. Que o atendimento com qualidade que ele fornece para os clientes, faz parte do seu crescimento e desenvolvimento profissional, que as metas, que são direcionadas, para ele. "É preciso fazer com que ele busque este atendimento com qualidade e se desafie diariamente, a buscar um novo desafio", reforça.

Esse é o cenário na Unitono. Segundo Karene, a empresa busca envolver os colaboradores em todas as ações da empresa, com a divulgação das informações na Intranet, TV Unitono, Newsletter Mensal, Fóruns e o Café com o Diretor. "Assim conseguimos uma proximidade com os funcionários, e permitimos que eles nos forneçam um feedback de todos os assuntos, que ocorrem na empresa", revela a gerente. Outro aliado é o líder, responsável por disseminar a cultura e o clima organizacional. "Ele precisa estar alinhado com a missão, valor e visão da Unitono. Por isso promovemos anualmente a Formação de Lideres, com as novas formações e reciclagens, para que ele esteja sempre alinhamento, com os objetivos da empresa", completa.

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