AeC aplica gestão compartilhada
Feedback é colocado como a construção do conhecimento entre líder e colaborador 30/01/2015 11:51
» Jackson Bruno de Almeida
Apesar do medo que muito têm em receber, o feedback é fundamental para o desenvolvimento profissional, além de contribuiu para o bom relacionamento entre os colaboradores. Isso tudo porque o feedback apresenta um retorno construtivo sobre o desempenho, sendo um estímulo que demonstra o quanto o líder se importa e se preocupa com o colaborador, segundo Jackson Bruno de Almeida, gerente executivo de RH da AeC. "O feedback é a construção do conhecimento entre o líder e o colaborador sobre seu desempenho e comportamento. O líder que pratica feedback desenvolve o potencial dos colaboradores, estimula a participação e criatividade, estimula a integração da equipe e promove a educação contínua, com o objetivo de desenvolver atitudes e resultados sólidos."

Sendo assim, a AeC, reconhecendo que aplicar um verdadeiro feedback é sempre um grande desafio, procura desenvolver nos líderes habilidades e competências necessárias para uma gestão compartilhada. A empresa desenvolve os gestores com um programa de Formação de Lideres e atuação no processo de Avaliação de Competências. "Entendemos que o investimento na liderança e a Cultura AeC são fortes ferramentas para o sucesso do nosso negócio", completa Almeida.

Todo esse cuidado se deve porque, o líder, ao aplicar o feedback, precisa realizar antes uma análise da situação, determinar como será feita a abordagem, quais serão os efeitos e objetivos e ajustar-se para a receptividade. Além disso, o gerente da AeC comenta que é importante criar um ambiente propício, preparar para comunicar-se efetivamente e para procurar soluções para possíveis conflitos, não esquecendo ainda que o foco é firmar um acordo dos pontos abordados. "Para garantir assertividade no processo de aplicação de feedback, alguns cuidados são muito importantes, como por exemplo, ser específico, e não generalista, enfatizar comportamentos, e não pessoas, fazer perguntas, demonstrar ações em que o indivíduo possa fazer algo a respeito, e sempre partilhar informações, ao invés de dar conselhos ou simplesmente emitir opinião", acrescenta.

Como resultado, a AeC tem inúmeros ganhos, segundo o executivo. Pelo lado dos funcionários, eles crescem, mantendo as habilidades, descobrindo seus talentos, e aumentando a motivação e comprometimento. "Para os líderes, possibilita a promoção de uma gestão mais segura, eficaz e assertiva, maximizando o desempenho dos colaboradores e elevando a taxa de retenção de talentos da organização", explica. Mais do que isso, o feed back traz como reflexo a melhoria do atendimento. "Ele é eficaz principalmente por funcionar, numa analogia bem simples, como um mapa que indica o caminho que deve ser seguido para que o objetivo seja atingido." Almeida conta que a AeC trabalhamos o feedback não com a intenção de inibir um comportamento, mas sim direcionar, colocar quais são as expectativas e buscar uma solução para o problema, sempre reforçando um comportamento positivo ou uma atitude correta.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

NICE  TELEPERFORMANCE  TELLUS  CONTAX  RANKING  FLEX  AVAYA  TIVIT  VIKSTAR  TMKT  ALMAVIVA  AEC  SITEL  VIDAX  CALLINK  VAGAS  URANET  CSU  ATENTO  CALL CENTER 
 
https://www.callcenter.inf.br/