Callcenter.inf.br - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil RH Todos ganham Com o foco maior no cliente, mercado passa a dar mais atenção também aos operadores
Nos últimos anos, com a maior exigência por parte dos clientes, o mercado vem dando maior importância às estratégias de relacionamento. Com isso, cresceu também a atenção dada aos profissionais que estão na ponta do atendimento. "A relevância do relacionamento com o cliente converge para a valorização do profissional", comenta Ana Carolina Bastos, diretora de RH da Datamétrica. Afinal, como a executiva explica, o operador é o grande porta-voz. "É ele o responsável pela construção do relacionamento com os clientes, por sua fidelização. Ele contribui de forma importantíssima para a formação da imagem e credibilidade da empresa."

Por isso, a necessidade de valorizá-los cada vez mais. Uma das formas é investir em uma gestão próxima, transparente e focada no desenvolvimento das competências necessárias, segundo Ana Carolina. "Sistematicamente implementamos ações motivacionais, de capacitação e desenvolvimento, visando estimular e contribuir com o processo de reconhecimento e valorização dos colaboradores", conta.

Além disso, ela destaca a importância das oportunidades de crescimento interno e dos programas de capacitação continuada como fortes aliados no processo de desenvolvimento e valorização do profissional. Isso, inclusive, vai ao encontro do atual momento da Datamétrica, que está em expansão, devendo fechar o ano com um quadro de seis mil colaboradores, o que representa quase o triplo do tamanho que tinha em dezembro de 2013. "Nesse cenário de rápida evolução que atravessa empresa, aumentam muito as perspectivas de carreira e consequentemente a possibilidade de crescimento interno do nosso capital humano", avisa a diretora. Nos primeiros seis meses do ano a empresa já registrou 60 promoções no quadro funcional.

A política é percebida pelos operadores, como revela Andreza Carmo da Silva. "A Datamétrica me fornece oportunidades de crescimento me motiva e me faz acreditar que posso conseguir meu objetivo profissional", afirma a colaboradora, que entrou na área pela flexibilidade de horário. Ela acrescenta ainda como fatores que lhe agradam na profissão o trabalho em equipe, a possibilidade de ajudar e resolver os problemas do cliente e o aprendizado.

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