Callcenter.inf.br - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil RH Quem são eles? A importância de conhecer os jovens para criar políticas específicas de RH
Maioria nas operações de call center, os jovens demandam uma gestão específica, ou seja, focada em seu perfil. Por isso, mais do que qualquer coisa, é fundamental conhecer bem esse público. Na opinião de Marcos Vono, diretor da MVono Performance Humana e especialista em recursos humanos e carreiras, é preciso saber lidar com eles da maneira como são. "Temos que tratá-los de maneira empática. Temos que olhar com os olhos deles. Temos que entendê-los antes de oferecer projetos, benefícios, etc.", comenta o consultor.

O professor de MBA e Pós-Graduação reforça que o jovem precisa ser analisado com base nos seus anseios. As políticas de RH devem considerar essa realidade. "Imagina motivar um jovem de 18 anos falando que a empresa lhe dará um plano de previdência privada", comenta. E mesmo na motivação, ele reforça que tem que saber atrás de que ganhos cada um está. "Os jovens não são iguais, não querem a mesma coisa. Por isso a avaliação individual e acompanhada é tão importante para conseguirmos resultados efetivos desse profissional", completa Vono, que também atuou como executivo de RH do Grupo Ibmec por dez anos, papel que também cumpriu em diversas empresas como Banco Santander, Quaker e Unilever.

Outro desafio é ter uma expectativa adequada ao que um jovem pode oferecer. "As empresas querem o que a juventude tem de melhor, mas não querem, por exemplo, a pouca maturidade." Diante disso, Vono aponta a necessidade de fazer um processo seletivo que deixe claro quais serão as demandas das funções, quais as regras do jogo e os comportamentos esperados. "As avaliações de perfil de cada jovem devem ser feitas com muita atenção, além de ser necessário um acompanhamento muito estruturado feito por gente muito madura e preparada", conclui.

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