Diálogo com o cliente interno
Confiança mútua entre empresa e funcionário é fundamental para o comprometimento 25/06/2012 12:44
» Sônia Nakabara
Absenteísmo e turnover são problemas que acontecem com frequência na indústria de contact center e, em muitos casos, são influenciados pela falta de motivação. A escala de trabalho, que muitas vezes não contempla a folga semanal no sábado ou não domingo, e o trabalho repetitivo, por mais simples que pareçam, podem ter peso nessa desmotivação, de acordo com a diretora de recursos humanos da Proton Consultoria, Sônia Nakabara. "As empresas deste segmento precisam rever formas de melhorar a remuneração, aprimorar os incentivos e, principalmente, mostrar aos profissionais que há possibilidades de crescimento, de se chegar à gestão na área", revela.
 
Outros pontos importantes na relação entre empresa e colaborador são o diálogo e a confiança mútua. "A melhor estratégia para manter o comprometimento dos funcionários é ganhar a confiança deles, demonstrando que a empresa tem um bom ambiente de trabalho e realizando reuniões para ouvir ideias de melhoria para a área em que atua, além de treinamento", indica a especialista.
 
Apesar de ser de responsabilidade do funcionário o planejamento da carreira, é o RH da empresa quem deve avaliar periodicamente com o gestor quais profissionais têm potencial para promoção ou mesmo para desenvolvimento em outra área, defende Sônia. E nesse sentido, o líder tem papel definitivo, seja em âmbito positivo ou negativo. "O líder ou gestor influencia em 100% no comprometimento dos funcionários", finaliza.

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