Algar Tech manterá home office
Empresa adota modelo para staff e comercial e negocia manutenção para operação 10/06/2020 03:26
» Luciana Gonçalves
A Algar Tech tornou definitiva a modalidade de anywhere office. Nessa primeira etapa, o formato contempla staff e comercial. Isso significa que mais de 600 colaboradores não retornarão ao trabalho presencialmente, mesmo após a flexibilização das medidas de isolamento. A mudança envolve áreas como administrativo, jurídico, recursos humanos, comunicação e marketing, entre outras. Inicialmente, a exceção fica por conta da operação, que depende de negociações pontuais com cada cliente para manutenção do formato. Atualmente, mais de 80% dos 11 mil associados da companhia - incluindo operação - já estão em home office.
 
"O novo coronavírus quebrou uma série de paradigmas e nesse período de pandemia já tivemos muitos aprendizados que nos mostraram o quanto podemos ser diferentes. Nossa ambição é aproveitar essas lições para construir uma nova Tech, ainda mais ágil, digital e preparada para o futuro. Essa decisão vai estimular a companhia a dar um salto ainda mais rápido na digitalização e no ajuste de processos, com impactos positivos para todos os nossos associados e clientes", comenta Luciana Gonçalves, diretora de estratégia e marca da Algar Tech.
 
Além de reduzir a necessidade por infraestrutura, permitindo o uso mais racional de recursos para crescimento das operações, a mudança também vem para atender um desejo dos próprios associados. A maior parte da força de trabalho da empresa tem preferência pela manutenção do modelo, conforme indicou pesquisa conduzida internamente. Na busca por melhor qualidade de vida e maior proximidade com suas famílias, 75% gostariam de manter o formato de trabalho após a crise. O questionário apontou, ainda, que 81% se sentem produtivos trabalhando em casa e 86% se sentem conectados com o time, mesmo à distância.
 
Desafios do novo modelo
Junto com esses benefícios, a mudança de ambiente de trabalho, também traz com ela desafios. Como os próprios associados apontaram, algumas das principais dificuldades são: ficar longe dos colegas de trabalho, ter disciplina com os horários, enfrentar o alto número de reuniões virtuais, não possuir uma cadeira confortável e ter excesso de ruído em casa. Frente a essas questões, a Algar Tech preparou um plano completo de apoio nesse período de transição.
 
A companhia já entregou 600 cadeiras ergonômicas na casa dos colaboradores, assim como um kit para apresentar o anywhere office e um pequeno quadro Kanban para ajudar no planejamento. Além disso, eles passarão a receber uma ajuda de custos com despesas do lar. Já para minimizar a dificuldade relacionada à distância com colegas ou para quem não tem condições de trabalho na própria residência, a Algar Tech definiu a criação de áreas comuns que funcionarão no esquema de rodízio, mediante agendamento prévio. Após a flexibilização das medidas de isolamento, esses espaços também serão utilizados para manter a rotina de encontros presenciais.
 
Novas competências 
"A mudança definitiva do staff para o home office também envolve, é claro, a necessidade de desenvolvermos novas competências, como agilidade, liderança remota e gestão de tempo. Trata-se de uma mudança cultural, que exige um novo mindset. Daí a urgência de começarmos a reforçar pontos como a importância de se orientar por entregas, e não por tempo de trabalho. Além disso, quando for possível, sempre destacaremos o valor dos rituais presenciais e da colaboração entre toda a equipe", complementa Luciana.
 
Para trabalhar os aspectos culturais necessários à eficácia do trabalho remoto e transmitir com clareza o que a companhia espera deles, foram desenvolvidas duas trilhas de treinamento, uma para a liderança e outra para os times. Entre os temas abordados estarão, por exemplo, a arte de delegar, estratégias de foco e priorização e inteligência emocional em tempos de crise.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

TELLUS  CSU  CALLINK  URANET  RANKING  FLEX  CALL CENTER  SITEL  VIDAX  VIKSTAR  TIVIT  NICE  VAGAS  ATENTO  AVAYA  TMKT  ALMAVIVA  TELEPERFORMANCE  AEC  CONTAX 
 
https://www.callcenter.inf.br/