Sercom adota medidas preventivas
Se algum caso de coronavírus for confirmado, empresa tem também plano de contingência 17/03/2020 01:16
» Ricardo Saad
Por serem grupo de risco, e terem mais chances de complicações se infectados, os funcionários com mais de 60 anos entrarão de férias antecipadas. Essa é uma das medidas tomadas pelo Grupo Sercom, que emprega cerca de oito mil funcionários em cidades da grande São Paulo, Osasco e Taboão da Serra. Segundo autoridades de saúde, a partir dos 50 anos de idade o risco de óbito é de 2%. Aos 60 anos, o risco de óbito começa subir e vai para 4%. Acima de 70 para 8%, e acima de 80 anos de idade chega a 15%.

Além disso, todas as máquinas de secar as mãos estão sendo substituídas por toalhas de papel. De acordo com um estudo da Universidade de Westminster (Inglaterra) os secadores espalham 1.300 vezes mais bactérias que as toalhas descartáveis. No experimento, quem usou toalhas de papel espalhou vírus até 25 cm ao redor de onde estava. As máquinas de ar quente atiraram o vírus a 75 cm de distância.

Outra medida é a utilização de termômetros equipados com sensor infravermelho que podem medir rapidamente a temperatura da superfície do corpo sem entrar em contato com a pele - tornando a medição mais confiável por acontecer dentro do próprio ambulatório da Sercom - ou seja, um ambiente de saúde e mais cuidadosamente controlado. Uma vez detectada a febre, o encaminhamento para hospitais para exames detalhados é previsto. Em caso de confirmação, os colaboradores que tiveram contato direto com o profissional afetado serão liberados para quarentena, e serão acompanhados por 15 dias pela equipe médica da companhia para avaliação de possíveis sintomas. O ambiente de trabalho será isolado em um raio de 2 metros e passará por uma higienização rigorosa.

Se necessário, a empresa de tecnologia implementará URAs e agentes digitais para atender chamadas de telefone e - para os atendimentos que não são feitos por sistemas de inteligência - serão montados grupos reduzidos em áreas isoladas e higienizadas.

"Em momentos como esse temos que ser rápidos e precoces. Avaliar iniciativas de sucesso adotadas por outros países e adequá-las a cada realidade. Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde está dando certa autonomia para as empresas se prevenirem, de acordo com o cenário de cada setor e, no caso de empresas com grandes operações de call center, medidas como essas precisam ser adotadas rapidamente", explica Ricardo Saad, CEO do Grupo Sercom.

Outras medidas adotadas:

- Vídeos com dicas de higienização por enfermeiras do trabalho da própria companhia, e vídeos respondendo dúvidas de colaboradores produzidos pelos médicos do trabalho da própria companhia;
- Blitz Coronavírus - todos os supervisores estão recebendo um kit de orientação sobre o COVID-19 e dicas de prevenção para que, durante reuniões com a equipe, possam orientar e esclarecer dúvidas;
- Todas as posições de trabalho estão passando por um fluxo mais frequente de limpeza;
- Dispensers de álcool em gel a cada 2,5 metros estão disponíveis para os colaboradores nas áreas comuns da companhia (número triplicado);
- Elevadores separados por alas para diminuir o trânsito de pessoas entre os blocos (elevadores do Bloco A e do Bloco B sendo usados somente pelas operações específicas de cada bloco - sem inversão de blocos);
- Treinamento para a intensificação de limpeza dos prédios, além de investimento em produtos adequados para evitar a proliferação de vírus;
- Todos os ônibus fretados passando por higienização rigorosa, além da inclusão de álcool em gel para higienização das mãos;
- Reforço da campanha de comunicação com dicas de prevenção em todas as mídias internas;
- Ação lúdica Doutores do Conhecimento - a equipe de treinamento está realizando ações presenciais em todas as operações e áreas administrativas com o objetivo de orientar sobre prevenção e cuidados.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VAGAS  TMKT  ALMAVIVA  TIVIT  URANET  TELEPERFORMANCE  ATENTO  AVAYA  VIKSTAR  CSU  NICE  FLEX  RANKING  AEC  TELLUS  VIDAX  CONTAX  CALLINK  SITEL  CALL CENTER 
 
https://www.callcenter.inf.br/