Sercom cria plataforma de chat e WhatsApp para Whirlpool
Em seis meses, tempo médio de atendimento caiu mais da metade 14/10/2019 12:01
As estratégias adotadas para a Whirlpool, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, foram vencedoras da categoria "Operações de Atendimento", na 19ª edição do Prêmio ABT, por resolver uma das principais dores do consumidor: encontrar uma solução no primeiro contato.

De acordo com Alexandre Resende, diretor de tecnologia da Sercom, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma de atendimento, ao aprimorar o relacionamento dos analistas da Sercom com os técnicos em campo, a fabricante conseguiu reduzir em mais de 50% o tempo médio de atendimento em seis meses (entre janeiro e junho de 2019) e melhorar significativamente o número de soluções em primeiro contato, resolvendo a maior parte dos defeitos dos equipamentos dos consumidores. Dessa maneira, também foi possível reduzir os custos de reparos e de troca de peças indevidas.

Para isso, o time de analistas foi reformulado, com a exigência de formação em Elétrica e Eletrônica, por escolas técnicas ou ensino superior, para 100% da operação de atendimento, o que representou 80% mais pessoas qualificadas tecnicamente. Um estudo também foi realizado para identificar os perfis atendentes a uma necessidade específica da Whirlpool: acolher os técnicos que visitam as residências dos consumidores. "Realizamos testes psicológicos e comportamentais que permitiram identificar as caraterísticas necessárias para o perfil de contratação", conta Resende, que lidera as inovações tecnológicas da empresa, que é pioneira no desenvolvimento de URAS de atendimento, com 26 anos de atuação no Brasil e seis mil funcionários.

Os atendentes com perfil mais tecnológico, jovem e inovador, contribuíram para humanizar o atendimento via Chat e WhatsApp, elevando a qualidade do serviço e a quantidade de atendimento neste canal de 25% para 40% dos contatos, desde Janeiro deste ano. Os atendimentos mais seniores atendem por telefone, canal que registrou uma redução de chamadas de 75% para 60% no total dos atendimentos. "A meta para o início de 2020 é aumentar para 50% os acionamentos que os técnicos das assistências fazem por chat e reduzir para 50% o volume de chamadas por telefone", diz Resende.

Foi implementada, ainda, uma inovação na plataforma de WhatsApp, que passou a receber vídeos mais longos, além de fotos, áudios e documentos, que tornaram mais fácil a avaliação do produto com defeito e, consequentemente, o suporte mais preciso ao técnico que estava em campo. "Também foram realizadas aulas práticas dentro de um laboratório na Sercom, que possui os eletrodomésticos mais atendidos no suporte, para facilitar a identificação dos defeitos, e treinamentos online para a operação. Além de visita às fábricas da Whirlpool e visita de campo juntamente com os técnicos das assistências que vão até a casa dos consumidores", completa.

A efetividade nas chamadas ativas atingiu 90% (quando o analista do call center liga para o técnico das assistências técnicas autorizadas da rede Whirlpool informando possíveis soluções para prevenir reincidências de reparos). Já nas chamadas receptivas, a efetividade é de 86% (quando o técnico em campo liga para pedir auxílio em diagnóstico de defeito de produto). Com isso, houve a diminuição da reincidência de reparo (novas ordens de serviço) na casa do consumidor.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VAGAS  ALMAVIVA  VIKSTAR  URANET  TMKT  TELLUS  VIDAX  FLEX  TELEPERFORMANCE  RANKING  AVAYA  ATENTO  CALL CENTER  AEC  CONTAX  CSU  TIVIT  NICE  CALLINK  SITEL 
 
https://www.callcenter.inf.br/