Algar Tech lança Monitoramento Cognitivo
Solução automatiza a gestão de incidentes em infraestrutura de TIC 04/07/2019 03:06
» Carlos Mauricio Ferreira
A Algar Tech lança o Monitoramento Cognitivo, solução que automatiza o monitoramento e a solução de incidentes em infraestrutura de TIC. O projeto é uma evolução da Estella, plataforma de inteligência artificial da Algar Tech que aplica uma série de resoluções de suporte e manutenção para problemas de baixa e média complexidade do tradicional Service Desk, como resetar uma senha ou liberar o acesso a uma aplicação, sem intervenção humana. Já a nova solução resolve problemas de maior complexidade na infraestrutura de TIC, automatizando e transformando a gestão do ambiente de tecnologia.

"O ambiente de tecnologia dos nossos clientes está mais e mais complexo de ser gerenciado a cada ano. Assim, os CIOs precisam de inteligência e automação para ganhar agilidade, eficiência e redução de custos. Pensando nisso, a Algar Tech questionou se a Estella não poderia ir além", conta Carlos Mauricio Ferreira, diretor de ambiente de tecnologia Brasil e Latam da empresa. Com esse desafio, a companhia deu um passo adiante no papel da Estella, possibilitando que ela também monitore de forma automatizada o data center - identificando problemas, dando uma resposta ágil e buscando resoluções. A solução entrega, ainda, uma análise dos dados gerados, mostrando estatísticas e apontando tendências a partir de modelos analíticos, KPI´s e relatórios.

Desse modo, o Monitoramento Cognitivo transforma a jornada de TI e elimina uma série de desafios enfrentados pelos CIOs, como elevado tempo de resposta (mean time to repair); baixa produtividade da equipe técnica; volume de alarmes; e falhas nos processos de comunicação. Testes piloto rodados neste ano pela empresa já mostraram bons resultados: aumento de até 36% na eficiência operacional, resolução de até 42% dos incidentes de forma automática e queda no tempo de resolução de incidentes de infraestrutura de TIC factíveis de automação - de 30 minutos para 1 minuto, em média.

"Essa solução é um exemplo de como evoluímos nosso portfólio de produtos nos dois últimos anos, com forte investimento em tecnologias para automação. A partir de diversos estudos de mercado, vimos que as necessidades mais latentes hoje, tanto no Brasil quanto no exterior, são melhorar a experiência e o engajamento do usuário, assim como transformar e automatizar processos de TI. Essas são as prioridades na era digital e temos construído nossas ofertas e soluções com esse foco, sempre pensando em como agregar valor ao cliente", ressalta o executivo.

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