Em renovação permanente
Do RH à tecnologia, atividade precisa se adaptar constantemente às mudanças do mercado 21/02/2014 04:14
» Gislaine Arenhart
É regra: se não acompanhar as tendências do mercado, o televendas não sobrevive. Competitiva e bastante agressiva, a atividade precisa acompanhar as mudanças, não só em perfil e forma de venda, como também nos produtos e serviços oferecidos, segundo Gislaine Arenhart, gerente de operações de call center da ABS Brasil. "Justamente por essa constante mudança, o televendas entra num ciclo de renovação permanente", explica a executiva, acrescentando que como sempre há inovações no setor, o aprendizado e a aplicação de novas práticas são contínuos.

Em tecnologia, por exemplo, a maior inovação, segundo Gislaine, está no uso de diferentes tecnologias para controle da atividade, que vão desde estratégias diferenciadas de discagem até a utilização de outros canais de atendimento, como as ferramentas de chat e de mensagens de texto e voz. "Com o conceito de mobilidade, cada vez mais será necessário adaptar-se a essas tendências, onde o cidadão que, por exemplo, está voltando para casa no ônibus, pode acessar do seu smartphone, a qualquer tempo, um agente para buscar informações de qualquer natureza até adquirir um produto ou serviço novo", comenta.

Porém, a renovação não deve ficar restrita à tecnologia. A gerente conta que, em virtude do apagão de pessoas qualificadas para exercer as atividades de televendas, muitas práticas e processos precisam sempre ser readaptados, a fim de ajustá-los ao perfil de pessoas que o mercado oferece. Tanto que ela acredita no fortalecimento do canal de televendas, mas salienta que, mesmo com a certeza de que a tecnologia seguirá o rumo de evolução, é preciso se reinventar dia após dia na forma de recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas, desde a capacitação técnica até o desenvolvimento comportamental e profissional. "A defasagem é enorme entre o que o mercado demanda e a formação primária do cidadão, cabendo, hoje, às empresas essa formação social e profissional", pontua Gislaine.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VIDAX  VAGAS  ALMAVIVA  CSU  CALL CENTER  VIKSTAR  AVAYA  AEC  DNK  CALLINK  NICE  ALGAR  TELEPERFORMANCE  ATENTO  URANET  SITEL  RANKING  TIVIT  CONTAX  FLEX 
 
https://www.callcenter.inf.br/