Chatbot tira dúvidas sobre saúde
Plataforma disponibiliza observação de sintomas, orientação remota e agendamento de consultas 30/01/2017 11:58
Chega ao mercado brasileiro o Docbot, solução de chatbot voltada para o setor de saúde, que disponibiliza serviços de esclarecimento sobre sintomas de possíveis doenças, orientação à distância realizada por enfermeiros e até agendamento de consultas médicas presenciais, que podem acontecer no domicílio do paciente ou no consultório do médico. Com a perspectiva de alcançar 500 mil usuários em um ano, a ferramenta dotada de inteligência cognitiva e artificial, busca beneficiar o grande público, que poderá encontrar respostas para as dúvidas relacionadas à saúde, bem como o segmento de saúde suplementar e empresas que contratam esses serviços para seus funcionários. 

Para utilizar, basta enviar uma mensagem para o Docbot por meio do Facebook Messenger ou pela própria página do Facebook, sem necessidade de download de aplicativo, instalação ou cadastro. "Se o usuário quiser entrar no Docbot e acionar direto o serviço de Orientação Remota, ele pode fazê-lo", observa Daniel Lindenberg, fundador e CEO do empreendimento. O serviço de orientação sobre sintomas tem como objetivo esclarecer dúvidas dos usuários a respeito daquilo que estão sentindo. Desta forma ele responde às perguntas feitas pelo sistema e, após uma série de respostas, é apresentado na tela algumas possibilidades de patologias. O resultado é fruto de um sistema baseado em 'árvore de decisão', que há muito tempo é usado no setor de saúde e que reúne milhares de sintomas e doenças e promove o casamento de diversos sintomas com potencias enfermidades.

Caso o usuário queira se aprofundar mais no entendimento das possibilidades de doenças apresentadas, ele poderá solicitar na sequência uma orientação remota, personalizada e em tempo real, feita por um profissional de saúde, que quando conectado terá acesso ao resultado das perguntas e respostas feitas pelo sistema. Outra etapa muito importante do serviço é o agendamento da consulta médica presencial, que fecha o ciclo do serviço end to end. Em alguns casos a consulta médica presencial agendada é a melhor solução, assim, o Docbot também está preparado para oferecer este agendamento. Basta o usuário escolher a opção Consulta em Casa, colocar o CEP de onde deseja a consulta e, automaticamente, aparecem os médicos e os horários disponíveis. O atendimento médico presencial está disponível neste momento apenas para cidade de São Paulo e na modalidade domiciliar, porém, a meta é que nas próximas semanas seja expandido.

O Docbot é o resultado do esforço conjunto de duas start-ups do setor de saúde no Brasil: a DRV, que desenvolveu e opera a Dr.Vem!, liderada por Lindenberg, e a Dr.Sintomas, liderada por Scabia. As duas empresas desenvolveram juntas a nova plataforma, que tem acordo para utilizar APIs (Application Programming Interfaces) de inteligência artificial da Microsoft e da IBM. Para Scabia, o objetivo do Docbot é agregar soluções relevantes para os usuários de serviços de saúde, como, por exemplo, os serviços de Orientação Remota, que é provido pela empresa Informar Saúde, e o de armazenamento de informações sobre saúde em um só lugar, provido pela Saúde Controle. "Demos o pontapé inicial na criação do ecossistema Docbot e queremos convidar outras start-ups de saúde a participarem dele, também oferecendo seus serviços por este canal", completa Scabia.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CSU  ALMAVIVA  TELLUS  VIKSTAR  VIDAX  FLEX  CALLINK  SITEL  CALL CENTER  CONTAX  URANET  RANKING  PROVIDER  AEC  VAGAS  NICE  AVAYA  TELEPERFORMANCE  ATENTO  TIVIT 
 
https://www.callcenter.inf.br/