Governo do Paraná anuncia regras
Estado determina que call centers devem adotar imediatamente medidas de prevenção 24/03/2020 11:16
O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho do Paraná,  Ney Leprevost, assinou uma resolução, no domingo (22), com uma série de determinações e orientações. "Os call centers foram tipificados como atividade essencial pelo governo federal, mas não vamos permitir que descumpram as regras que foram criadas para combater a pandemia de coronavírus e coloquem em risco a saúde dos trabalhadores", disse.
 
De acordo com o texto, as empresas de call center devem adotar imediatamente medidas de prevenção,  com base no distanciamento social, mantendo estações de trabalho com aproximação mínima de 1,5 metro, além de disponibilizar a todos os empregados acesso às áreas de higienização, providas de água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis, lixeiras com tampa acionada por pedal. Também deverá ser disponibilizado álcool 70% em gel.
 
A resolução determina ainda que as empresas mantenham os ambientes de trabalho abertos e arejados, forneçam copos descartáveis em todos os setores e possibilitem aos seus empregados que evitem o compartilhamento de material de expediente, como canetas, telefones e lápis, fornecendo material individual. Deverão, ainda, resguardar o quantitativo mínimo de empregados essencial à execução dos serviços, inclusive em sistema de rodízio com um mínimo de 50% do pessoal efetivo. O prazo para a adoção das medidas é de 24 horas.

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