Banco RCI Brasil aposta em chatbot
Com uso de IA, assistente virtual Rafa fará o atendimento aos clientes de CDB 15/05/2020 03:29
» Elizandra Costa
O Banco RCI Brasil, braço financeiro das montadoras Renault e Nissan, anunciou o lançamento do chatbot Rafa, no seu site para o atendimento aos clientes dos produtos de Certificado de Depósito Bancário (CDB). Com a iniciativa, a empresa pretende dar mais agilidade aos atendimentos, já que as principais questões que hoje são respondidas pelo atendimento convencional serão recebidas pelo Rafa. Caso o bate-papo vá para questões que ele não tenha a resposta, a conversa será direcionada para os canais apropriados. "Esse é mais um investimento em inovação do banco, acompanhando a tendência de respostas imediatas de um robô, mas com a mesma naturalidade da conversa com uma pessoa", explica a gerente-executiva de clientes e operações do Banco RCI Brasil, Elizandra Costa.

O Rafa traz os benefícios da inteligência artificial para criar um ambiente simpático e acolhedor para responder as principais dúvidas. "Além de todo o conhecimento prévio que o Rafa carrega, à medida que conversa com os clientes, ele se enriquece com mais informações. Ficará  cada dia mais inteligente. No caso de processos mais complexos, o cliente continua com um atendimento personalizado com a nossa equipe de consultores."

Desde o ano passado, a instituição já utiliza inteligência artificial para o primeiro atendimento dos clientes de financiamento de veículos por meio de chatbots representados por personas: Rita (Banco Renault) e Nina (CrediNissan), que trouxeram mais agilidade na solução das demandas e se tornaram as porta-vozes para nossos clientes. "Observamos a migração de pelo menos 10% dos atendimentos que eram realizados pela central de relacionamento convencional para o chatbot por iniciativa dos clientes, que podem escolher o canal mais adequado", acrescenta a executiva.

A evolução desta migração é gradativa. À medida que os clientes se familiarizam com a ferramenta, o robô se torna mais completo e oferece um diálogo mais fluído. A Nina e a Rita, por exemplo, já aprenderam a conversar em detalhes sobre mais de 20 temas relacionados a contrato de financiamento, além de oferecerem soluções para alguns serviços neste mesmo canal. "Assim como existe a fácil migração do atendimento via chatbot para o atendimento humano, o contrário é totalmente possível. A Nina, a Rita e o Rafa sempre vão convidar os clientes para continuarem o atendimento com eles depois do primeiro contato em um canal clássico", esclarece Elizandra.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

NICE  ATENTO  CONTAX  VIDAX  URANET  TELEPERFORMANCE  AEC  FLEX  VAGAS  CSU  ALMAVIVA  CALL CENTER  VIKSTAR  RANKING  TMKT  SITEL  TIVIT  TELLUS  AVAYA  CALLINK 
 
https://www.callcenter.inf.br/