Oi apresenta Joice aos clientes
Assistente virtual que faz uso de IA está presente nos principais canais de atendimento 15/07/2019 03:42
» Ricardo Drumond
A Oi lança oficialmente a Joice, inteligência artificial criada para ajudar os clientes. Ela faz parte da estratégia de transformação digital da empresa, que tem como foco aprimorar a eficiência operacional e oferecer soluções para facilitar e simplificar o relacionamento com o cliente, garantindo uma experiência de qualidade nos principais canais de atendimento. O chatbot foi aprimorada nos últimos meses e já alcançou a marca de 1,5 milhão de atendimentos por mês. Agora, Joice será apresentada numa campanha publicitária que estreou no dia 14 de julho com o filme Garota Propaganda, que reúne os principais protagonistas dos comerciais da Oi e atletas patrocinados: Marcos Mion, Whindersson Nunes, Júlia Rabelo, Gabriel Medina e Filipe Toledo.

A IA da Oi já está presente nos principais canais de atendimento - WhatsApp, área pré-logada do site Minha Oi, Facebook Messenger e Direct Message do Twitter-  assumindo algumas funções, como, por exemplo, avisar ao cliente a data de vencimento da conta, fornecer código de barras para pagamento, enviar fatura por WhatsApp ou email, e ajudar nas necessidades de reparo remoto de internet, TV e telefone fixo, informando o cliente sobre visita técnica, deslocamento e  foto do técnico e identificação do seu trajeto. A Joice também já está no call center, atuando em demandas de reparo técnico e já atinge a marca de 100 mil chamadas mensais - totalizando 300 mil atendimentos até agora, dos quais 60% foram resolvidos sem a necessidade de o cliente falar com o atendente.

"A Joice é resultado do nosso movimento de transformação digital, que já aprimorou processos em toda a cadeia da companhia, da conta digital até a gestão do técnico que vai à casa do cliente. Sem isso, não faria sentido lançar a Joice, resultado desse longo caminho que percorremos nos últimos dois anos e, que, ao mesmo tempo, representa um passo à frente. A nossa inteligência artificial passa agora a conectar diferentes interfaces de atendimento, com empatia e foco no cliente, que poderá resolver diversas questões via WhatsApp, mas continuará tendo outras opções de atendimento à disposição. Assim, a Joice favorece ao mesmo tempo a satisfação do cliente, com eficiência operacional, e a redução de custos na Oi, o que também faz parte do foco da digitalização", diz o diretor do Digital da Oi, Ricardo Drumond.

A solução utiliza o IBM Watson e será disponibilizada comercialmente para clientes corporativos, reforçando a atuação da Oi como provedora e integradora de soluções digitais para o setor de grandes empresas. Hoje, a diretoria Digital da companhia atua como um hub de identificação de oportunidades com o objetivo de aumentar a eficiência operacional da Oi, com foco na automação de toda a cadeia de processos, incluindo os operacionais, comerciais e de áreas de apoio. As soluções são desenvolvidas a partir da aplicação de metodologia ágil, com a criação de times multifuncionais para mapeamento de toda a jornada do cliente, da venda ao pós-venda.

CAMPANHA
A campanha publicitária criada pela NBS tem como destaque um filme bem-humorado em que artistas e atletas patrocinados pela Oi perguntam um para o outro quem é ela, preocupados com a possibilidade de serem substituídos pela inteligência artificial. O filme começa com Marcos Mion, Whindersson Nunes, Julia Rabello, Gabriel Medina e Filipe Toledo fazendo uma vídeochamada entre eles. O apresentador Marcos Mion questiona: "Cara, você tá sabendo de uma tal de Joice, inteligência artificial da Oi?" Entram Filipinho, Julia e Medina questionando "Joice?" e Whindersson rebate "Aquela que resolve um monte de coisa?". Mion responde "Imagina se a Joice resolve ser garota propaganda." E Julia diz "Acabei de chegar e já tem outra!" Filipinho pergunta "Mas ela surfa?" e Whindersson responde "Pode até aprender a contar piada, meu amigo, mas essa mexidinha aqui de cabelo, ó, só o papai" enquanto balança a cabeça. Corta para a Joice aparecendo no celular "Calma pessoal, eu só quero ajudar." O filme finaliza com os personagens conversando com a Joice e a locução: "Pode ser com sua conta ou suporte técnico, chegou Joice, a inteligência artificial da Oi que não para de aprender. O que faz sentido pra ela é ajudar você". Finaliza com a criança falando "Oi" e a assinatura "Faz sentido".

A campanha reforça o posicionamento de marca da empresa - que agora traz a assinatura "Oi, faz sentido" - e tem o objetivo de apresentar todas as funcionalidades e características da Joice. A ação busca ajudar a traduzir a iniciativa da marca de colocar o consumidor no centro dos serviços, garantindo a mesma experiência em diversos pontos de contato. Foi o próprio consumidor que ajudou a escolher o nome Joice, numa votação feita em março no Twitter (@oi_oficial) e no atendimento do assistente virtual, que no final da interação perguntava em qual o nome o cliente gostaria de votar. Os colaboradores também votaram, a partir de uma ação de Comunicação Interna. As peças publicitárias, presentes na web e na TV fechada, terão destaque no masthead do Youtube e têm a missão de mostrar para o público o investimento da Oi em tecnologia e inovação.

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