Cresce uso do WhatsApp
Pesquisa global revela aumento de 101% no uso do app no atendimento durante a pandemia 19/05/2020 12:16
Em pouco tempo, o coronavírus atravessou fronteiras e continentes, transformando a forma como conduzimos os negócios. Definitivamente, o que era considerado "normal" passará por uma transformação. Para avaliar o impacto da Covid-19 na experiência do cliente, a Zendesk realiza, desde fevereiro, o estudo Benchmark Snapshot com mais de 23 mil empresas clientes em todo o mundo, trazendo todos os meses novas descobertas. Dos dados coletados, um dos destaques é a disseminação do WhatsApp como canal de interação com os clientes. Durante o surto da pandemia, houve aumento de 101% no uso do WhatsApp por clientes que preferem conversar de forma bidirecional com empresas, seguido por aplicações de chat (+34%) nos sites e outras formas de conversação, que incluem: SMS/texto (+30%), Mídias Sociais (+20%) e Twitter/ FB direct message (+15%).

O estudo também indica que, desde meados de fevereiro, quando a pandemia passou a ganhar força ao redor do mundo, houve aumento substancial na adoção de IA (+95%), para lidar com o aumento da demanda. Os serviços que mais adotaram essas tecnologias para suprir a demanda envolveram serviços essenciais diante do isolamento, como trabalho e educação a distância, e-commerce, games e o delivery de alimentos.

Na tentativa de evitar esperas no atendimento, os consumidores também têm buscado respostas rápidas via artigos e perguntas frequentes disponíveis nos sites e nas centrais de ajuda online das empresas. Desde fevereiro, essa procura aumentou em 80%, especialmente para serviços como trabalho e ensino a distância (+376%), games (+110%), fitness (+101%), telecomunicações (+86%) e logística (+83%). Em alguns casos, o crescimento de autoatendimento chegou a ficar acima da demanda de pedidos de suporte, ajudando as equipes de atendimento a redirecionar tickets e a reduzir a carga de trabalho.

Consumidores serão mais flexíveis e empáticos
Desde meados de fevereiro, os tickets de suporte cresceram 33% na região da América Latina e 32% somente no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2019. Esse aumento no Brasil ocorreu especialmente por conta dos picos de aumento de 31% no atendimento de grandes empresas e 27% de PMEs no período. Com o volume crescendo, algumas empresas estão enfrentando desafios como o tempo de resposta aos chamados de clientes. Mas, mesmo diante desta situação, o nível de satisfação do cliente (CSAT) ficou estável em torno de 89%, aumentando em 0,4% desde o início de março. Isto significa que os clientes estão mostrando compreensão com a situação de emergência e tendo empatia com as equipes de atendimentos.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VIDAX  ALMAVIVA  ATENTO  CONTAX  ALGAR  CALLINK  AEC  AVAYA  SITEL  URANET  RANKING  DNK  VAGAS  CSU  VIKSTAR  TELEPERFORMANCE  CALL CENTER  NICE  FLEX  TIVIT 
 
https://www.callcenter.inf.br/