A consolidação do WhatsApp
Pesquisa revela que 76% dos brasileiros já interagem com marcas pelo aplicativo 02/03/2020 12:01
» Marcelo Ramos
A maioria (76%) dos brasileiros já interagem com marcas via WhatsApp. É o que a aponta a pesquisa "Panorama de Mensageria", realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, com patrocínio da Infobip. No Brasil, 77% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas pelo aplicativo com objetivo para tirar dúvidas e pedir informações. Outros 65% querem receber suporte técnico, e 61% desejam receber promoções.

"O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais popular do Brasil", comenta Marcelo Ramos, Regional Manager South Latam da Infobip. "A abertura da API deles chamou a atenção de muitas marcas, que passaram a utilizar o WhatsApp em campanhas de marketing ou como canal de suporte ao cliente."

O levantamento indica ainda que 61% dos usuários do app querem usá-lo para realizar pagamentos e transferência de dinheiro. Desses, 47% preferem gerenciar o dinheiro por meio de uma conta bancária virtual criada no próprio WhatsApp, 30% preferem transferir de suas contas tradicionais, e 23% optam pelo cartão de crédito. O lançamento do WhatsApp Payments, previsto para este ano, visa a atender esse público.

Demais aplicativos
Além do WhatsApp, o Panorama de Mensageria também avaliou o desempenho do Facebook Messenger, do Instagram e do Telegram no mercado brasileiro. O Messenger, por exemplo, está presente em 79% dos smartphones brasileiros, mas apenas 59% de sua base de usuários acessa o aplicativo todo dia ou quase todo dia. Por outro lado, cresceu o uso do Messenger para a publicação de stories - de 23% para 37% em seis meses.

O Instagram está presente em 76% dos smartphones brasileiros. Desses, 58% usam o app para trocar mensagens privadas, e, dentro desse grupo, dois em cada três entrevistados afirmam se comunicar com marcas por meio desse canal. Para 84%, as mensagens diretas no Instagram servem para tirar dúvidas sobre produtos e serviços; 75% gostam de receber promoções pelo canal e 69% compram produtos ali.

O Telegram, por sua vez, aumentou sua base de usuários. O aplicativo está presente em 27% dos celulares - 8% a mais do que em agosto do ano passado, quando foi realizado o último Panorama de Mensageria no Brasil. Por outro lado, a fidelização dos usuários não acompanhou o aumento da base: apenas 53% abrem o Telegram todos os dias.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

AEC  CSU  TMKT  VIDAX  VIKSTAR  CALL CENTER  ATENTO  VAGAS  TELEPERFORMANCE  AVAYA  RANKING  ALMAVIVA  CALLINK  NICE  CONTAX  FLEX  ALGAR  SITEL  TIVIT  URANET 
 
https://www.callcenter.inf.br/