Ainda dá para melhorar
Mesmo com investimentos, 52% dos consumidores vêem qualidade do atendimento como mediana 28/11/2018 12:13
» Rodrigo Ricco
Apesar do aumento do investimento na melhoria do serviço das empresas brasileiras, ainda há um descompasso entre a opinião dos clientes e das empresas sobre o atendimento O dado foi constatado pela Costumer Experience Trends, pesquisa realizada pelo segundo ano consecutivo pela Octadesk com a Mindminers. O estudo ouviu 380 empresas e 500 consumidores brasileiros sobre gestão de atendimento, satisfação dos clientes, canais de preferência, Customer Success, entre outros.

De acordo com o levantamento, 49% das empresas aumentaram o investimento em relacionamento com o cliente em 2018 e 52% delas  também estão investindo em treinamento e qualificação dos profissionais de atendimento, aumento de quase 10% em relação ao ano anterior. Apesar da evolução, a discrepância entre a opinião das empresas e consumidores ainda é evidente. Assim como na pesquisa de 2017, a maioria das empresas considera boa (47%) ou muito boa (16%) a qualidade do atendimento que oferece aos seus clientes, enquanto 52% dos consumidores a vêem apenas como mediana.

Outro ponto de evolução apontado pelo levantamento é sobre os canais de atendimento: 60% das empresas afirmaram oferecer atendimento multicanal para os clientes. "Há uma tendência quanto à centralização de canais, mas apesar do número de empresas que centralizam seus canais de contato em um único lugar ainda ser pequeno (40%), ele é maior do que o obtido ano passado (34%), tendo um acréscimo de 6%", revelou o CEO e fundador da Octadesk, Rodrigo Ricco. Também se mostraram alinhadas as preferências pelos canais: telefone ainda é o meio preferido por empresas (93%) e consumidores (54%), seguido pelo Whatsapp, com preferência de 48% dos consumidores e 66% das empresas; e-mail, com 92% das empresas e 47% dos consumidores;  e chat 34% dos consumidores e 37% das empresas.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CONTAX  VIDAX  TELLUS  SITEL  CALL CENTER  FLEX  URANET  TIVIT  ATENTO  TELEPERFORMANCE  ALMAVIVA  VAGAS  AVAYA  NICE  PROVIDER  VIKSTAR  CALLINK  AEC  RANKING  CSU 
 
https://www.callcenter.inf.br/