Equilíbrio de gênero traz resultados
Igualdade impacta em margens operacionais, satisfação do cliente e retenção de funcionários 19/03/2018 02:02
» Andreia Dutra
As equipes gerenciadas por uma combinação equilibrada de homens e mulheres são mais bem sucedidas em uma série de medidas. A conclusão é de um estudo da Sodexo, que teve duração de cinco anos, coletou e analisou dados de mais de 50 mil gestores, de 70 entidades em todo o mundo. De acordo com levantamento, as margens operacionais, a satisfação do cliente e a retenção de funcionários, entre outros indicadores de desempenho, foram maiores entre as equipes com igualdade de gênero, o que significa uma proporção entre 40% a 60% de mulheres para homens.

"Esses resultados adicionam uma nova e convincente dimensão a um crescente corpo de pesquisa que demonstra os benefícios empresariais da equidade de gênero. A natureza distintiva do estudo, com o exame de indicadores de desempenho financeiros e não financeiros em tantos níveis de gerenciamento e o pipeline para a liderança, é uma parte significativa da imagem geral sobre a importância do gênero na força de trabalho para resultados aprimorados", afirma Rohini Anand, vice-presidente sênior de responsabilidade corporativa e diretora de diversidade global da Sodexo.

A presidente da Sodexo On-site Brasil e membro do Women´s International Forum for Talent (SWIFT), Andreia Dutra, acredita que esse tipo de levantamento mostra a importância do tema dentro das empresas. "O estudo aponta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao alcance de resultados esperados sobre o tema. Na Sodexo On-site Brasil, por exemplo, já contamos com 70% dos colaboradores e 50% do Comitê de Liderança Regional compostos por mulheres", comenta a presidente.

EQUILÍBRIO DE GÊNERO PRINCIPAIS RESULTADOS DO ESTUDO
 
- As margens operacionais aumentaram significativamente entre equipes mais balanceadas em termos de gênero, do que em outras equipes.

- As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa média de retenção de colaboradores que foi oito pontos percentuais maior do que em outras entidades.

- As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa média de retenção de clientes que foi nove pontos percentuais maior do que em outras entidades.

- As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa de engajamento de funcionários que foi 14 pontos percentuais maior do que em outras entidades.

- As entidades com equilíbrio de gênero viram o número de acidentes diminuírem 12 pontos percentuais mais do que outras entidades.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VIDAX  CSU  TELLUS  AVAYA  VAGAS  TELEPERFORMANCE  CALLINK  NICE  CALL CENTER  URANET  CONTAX  RANKING  ALMAVIVA  TMKT  ATENTO  PROVIDER  TIVIT  VIKSTAR  SITEL  AEC 
 
https://www.callcenter.inf.br/