O que provoca estresse no trabalho?
Profissionais apontam o ambiente pouco amistoso como principal motivo 24/06/2013 04:31
Quais são os fatores que geram estresse no trabalho? De acordo a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, Ipom, o ambiente tenso e pouco amistoso é a principal causa. Das cerca de mil e quinhentas pessoas consultadas entre maio de 2012 e maio de 2013, a maioria, 38%, respondeu que a convivência com chefes e colegas agressivos e mal-humorados é o principal causador desse dano. Outros 23% afirmaram que o excesso de trabalho é o motivo, enquanto 18% dos entrevistados apontaram que é a pressão por resultados o que os deixa à beira de um ataque de nervos. Busca da perfeição (11%) e medo da demissão (7%) foram as outras respostas citadas.
 
Segundo a psicoterapeuta e presidente do Ipom, Myriam Durante, que coordenou a pesquisa, os dados comprovam que muitas empresas têm um ambiente nocivo à saúde. "Já havíamos feito uma pesquisa mais abrangente sobre o tema, mas decidimos focar no ambiente de trabalho em função do aumento das queixas dos consultados. Fomos investigar o que está por trás desse problema, que atinge cerca de 70% da população economicamente ativa do país", explica. Para amenizar o estresse, o especialista dá dicas de medidas simples que as empresas podem adotar:
 
1. Aprenda a relaxar. Com a prática, você se tornará capaz de bloquear completamente a reação do estresse.
 
2. A respiração lenta e profunda. A prática da respiração profunda nos ajuda a estar despertos, a nos conectar com nós mesmos, indo cada vez mais fundo. Exercícios diários de pelo menos 15 minutos funcionam como coadjuvantes nos tratamentos de distúrbios como: hipertensão arterial, ansiedade e dor crônica.
 
3. Praticar atividades ao ar livre: caminhar, andar de bicicleta ou correr apenas para dar um passeio sem compromisso. Tudo isso conta.
 
4. Criar tempo: para os filhos, marido ou namorado, amigos, não importa. Estar perto de pessoas queridas ajuda a reorganizar a mente. Faça disso uma prioridade.
 
5. Dormir bem: o ideal é ter de seis a oito horas de sono por noite, para garantir um dia mais relaxado na manhã seguinte.
 
6. Cuide da sua autoestima, não permita que críticas ou ofensas abalem a sua confiança em si mesmo.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

AVAYA  CALLINK  TELEPERFORMANCE  RANKING  CSU  AEC  VIDAX  DNK  ALGAR  CALL CENTER  NICE  TIVIT  ALMAVIVA  URANET  VAGAS  SITEL  VIKSTAR  FLEX  ATENTO  CONTAX 
 
https://www.callcenter.inf.br/