A experiência é que conta
Sodexo dá voz aos clientes para identificar oportunidades de melhoria e inovação 18/05/2016 09:19
» Adrian e Elemy
Nada mais coerente do que ouvir o cliente para saber o que ele deseja. Embora possa parecer básico, isso nem sempre é praticado pelas empresas. Mas quem decidiu ouvir vem colhendo bons resultados. É o caso da Sodexo, que vem identificando diversas oportunidades de melhoria e inovação por meio da interação com os clientes e usuários nas redes sociais e pesquisas de satisfação. "Analisamos as mensagens recebidas, compartilhamos as informações pertinentes com nossas áreas internas e aprimoramos processos para melhorar o atendimento, reduzir as taxas de rechamada e aumentar a satisfação", conta Maria da Glória Amaral, senior customer experience manager da Sodexo.

A executiva conta que a cultura organizacional da Sodexo e o foco no cliente foram fundamentais para a implementação de melhorias e geração de um residual positivo para todos os públicos com os quais tem contato. "O foco no cliente e na compreensão de suas necessidades, além da nossa crença de que é sempre possível melhorar, foram pontos fortes para o sucesso do projeto." Além disso, ela revela que foram adotados diversos indicadores para mensurar as interações com clientes e usuários sob pontos de vista distintos, entre eles: monitoria da qualidade, do negócio, da concorrência, nível de stress, pesquisa de satisfação e de recomendação. "A atenção às informações fornecidas pelos clientes e usuários e a abertura para compreender suas necessidades foram essenciais para o sucesso do projeto e fizeram toda a diferença para que a equipe pudesse aprimorar processos e implementar inovações", acrescenta.

Os resultados desses esforços se refletem no tempo de resposta às reclamações e o próprio volume de ocorrências, que têm diminuído ao longo dos últimos três anos. Ao mesmo tempo, a executiva conta que a Sodexo tem sido elogiada e reconhecida pelos clientes e usuários. "Fomos duas vezes campeões do prêmio do site ElogieAki, ´As empresas mais elogiadas do Brasil´ (2014 e 2015). Para mim, é um reconhecimento importantíssimo, pois indica que nosso trabalho está no caminho certo", pontua.

A estratégia também foi reconhecida internacionalmente, com a conquista do Prêmio Latam 2016. A premiação, mais do que qualquer outra coisa, é fruto do trabalho contínuo que a Sodexo realiza nas centrais de atendimento e demais áreas para melhorar a experiência de todos os públicos com os quais tem contato, segundo Maria da Glória. "O envolvimento de todas as áreas foi fundamental, sempre com foco no cliente e na melhoria contínua de sua experiência. Foi realmente um trabalho em equipe, onde percebemos o engajamento tanto de nossos colaboradores, como dos times que trabalham em nossos parceiros de atendimento/call centers", explica.

Na foto, Adrian Palomares e Elemy Marin, ambos da Sodexo do México, recebem o troféu em nome da operação brasileira.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

DNK  TELEPERFORMANCE  CALL CENTER  NICE  RANKING  URANET  SITEL  CALLINK  CONTAX  ATENTO  FLEX  AVAYA  VAGAS  ALMAVIVA  VIKSTAR  AEC  CSU  ALGAR  VIDAX  TIVIT 
 
https://www.callcenter.inf.br/