Por quê omni-channel?
Especialistas reforçam a necessidade de ser multicanal, apesar dos desafios 23/10/2014 12:48
Não é segredo nenhum que o cliente deve ser o foco de qualquer empresa. Tanto que é cada vez mais comum ouvirmos que ele precisa ser o centro das atenções. Sendo assim, nada mais natural do que ir até onde o cliente está, ou seja, disponibilizar todos os canais para que possam comprar onde preferirem.  "Hoje, é fundamental ser omni-channel, já que o cliente está em todos os canais", comentou Edson Barbieri, VP & General Manager Latam da Salesforce Marketing Cloud, durante o debate de encerramento do 3º Encontro de Feras, realizado ontem (22), em São Paulo.

O Magazine Luiza, por exemplo, já colhe os frutos por já ter apostado lá atrás nesse conceito, como conta Camila Nunes, gerente de CRM e novos negócios de e-commerce da rede. "O Magazine Luiza nasceu com essa visão. Temos todos os canais bem integrados. Falamos e vendemos para os nossos clientes por onde lhe for mais conveniente. Para auxiliar a amarrar tudo, temos ainda a Lu, nossa vendedora virtual", detalha. Hoje, a rede consegue dar passos largos nessa direção, sempre que precisa incluir um novo canal. Além disso, os clientes que são omni-channel compram duas vezes mais do que os outros.

Moderador do painel, Barbieri alertou que apesar das vantagens, o conceito ainda enfrenta desafios. "Ainda existem barreiras." Uma delas é cultural, segundo Fátima Bana, head de e-commerce e marketing do Grupo Opte+. Em sua experiência anterior na Tam, ela conta que a companhia acreditava ser omni-channel, já que estava em todos os canais. Porém, havia reclamações dos clientes sobre o atendimento. "Vimos, então, que nossos sistemas se comunicavam muito mal entre si. Mas, mais do que isso, percebemos que era preciso integrar também as pessoas. Foi preciso mudar a cultura dos colaboradores para uma visão multicanal", relembra.

Já a cofundadora e presidente do Hotel Urbano, Roberta Antunes, pontua a importância de ter o cliente como principal preocupação. Ela conta que a empresa trabalha o conceito de multicanalidade com o objetivo único de minimizar o esforço do cliente. "Partimos do principio que o fato do cliente precisar falar com a gente já é um problema, pois temos que oferecer canais e serviços para que ele resolva tudo sozinho. Porém, surgido o problema, temos que atender o cliente, no canal que ele preferir, facilitando sua vida. Nessas duas pontas, vimos que o fundamental é conhecer bem quem é o cliente", afirma.

SHOPPING VIRTUAL
Quem também vem tirando vantagem desse cenário de multicalidade é o MercadoLivre, com o modelo de marketplace se consolidando. Nos Estados Unidos, por exemplo, já responde por um terço das vendas do e-commerce. "Isso acontece porque sua atração é tão forte quanto um shopping, ao oferecer produtos de diferentes segmentos. Ele surge como uma ótima opção para quem quer ir para o mundo do e-commerce", Leandro Soares, diretor de marketplace do MercadoLivre.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VAGAS  ATENTO  TELEPERFORMANCE  TIVIT  CALLINK  SITEL  CALL CENTER  RANKING  CSU  ALMAVIVA  ALGAR  CONTAX  VIDAX  DNK  NICE  URANET  FLEX  AEC  AVAYA  VIKSTAR 
 
https://www.callcenter.inf.br/