Callcenter.inf.br - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil Especial Inteligência na hora de contratar Saber formar uma equipe pode mudar os negócios
Às vezes, as empresas acabam passando por diversos problemas por não saberem contratar. E para evitar isso é preciso "somente" pensar um pouco mais e ser estratégico, como afirma Carlos Horta, diretor do Instituto Mexicano de Telesserviços, no painel Aloic, durante o CIC Brasil 2014, que está acontecendo hoje (27), no Novotel Center Norte, em São Paulo. "Começamos a ver que se contratarmos pessoas que trabalham perto de suas casas, teremos funcionários mais animados e descansados. Consequentemente, teremos mais produtividade", afirma o diretor. E não basta ser vizinho do trabalho. Lá, para trabalhar em um call center, o candidato passar por diversas entrevistas e, se aprovado, faz outro teste para saber qual cliente tem mais a ver com seu perfil. "Precisamos entender bem o nosso cliente e todos os seus gostos. Por isso, quando contratamos bem, o atendimento ao cliente fica muito melhor", salienta Horta.

No México, o e-commerce cresceu bastante e é forte em áreas como bilhete de cinema, passagem de avião, entre outras. E esse crescimento, de certa forma, impacta o call center, fazendo o gestores da área se preocuparem muito mais com quem está do outro lado. "Lá, eu arrisco dizer que os publico que mais consome pela internet são crianças e adolescentes de até 16 anos, os quais, muitas vezes, compram pelo Xbox através do cartão do pai. Então, preparamos atendentes para conversar com esse público na linguagem deles", diz o mexicano. "O jovem quer ser atendido rápido. Se não for, muda de empresa", completa.

O trabalho em um call center não era bem visto no Brasil. Nos últimos anos, com gestões mais sérias, essa realidade mudou. E no México aconteceu exatamente isso. "Há quatro anos, a percepção quanto ao trabalho no call center era bem ruim e as empresas do setor eram ruins. Hoje, existe um plano de carreira, o que fez a profissão passar a ser bem vista", explica Carlos.

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