A importância do omni-channel
Muito se fala de multicanalidade, mas pouco se faz para ser eficaz em todos os meios 27/05/2014 03:51
» Juan González
Quando o assunto é gestão de clientes, não tem como fugir do fato de o consumidor ter mudado. Ele está atento, voraz e quer tudo na hora, em todos os canais possíveis. Por isso, antes mesmo de pensar em estar em todos os meios existentes, é preciso montar uma estratégia para ser eficaz em todos eles. "O cliente quer ser respeitado e resolver seu problema em todos os canais. Por isso, hoje é fundamental ser omni-channel antes mesmo de pensar em multicanalidade", destaca Juan González, gestor industrial da equipe de comunicações empresariais da Frost & Sullivan, no painel da Aloic, durante o CIC Brasil 2014, que está acontecendo hoje (27), no Novotel Center Norte, em São Paulo.

Alguns números, divulgados por González, corroboram ainda mais com a importância de ser consistente em todos os meios: 40% das pessoas da América Latina preferem comprar um produto de uma marca concorrente daquela que ele consome pelo fato da outra empresa atendê-lo melhor. Já 95% divulgariam a amigos e conhecidos uma experiência ruim com uma empresa. "Por isso, para satisfazer o cliente é preciso criar um diálogo constante. E também precisam se preocupar mais em manter os clientes antigos em vez de apenas angariar novos", salienta Juan.

A tecnologia, hoje, é algo comum nas empresas. Porém, só ela não resolve. "Elas têm todo o tipo de ferramenta disponível para ter informações dos clientes, mas algumas dessas informações não são passadas e, quando isso acontece, a tecnologia não serve para nada", diz o gestor argentino.

Para fechar, Juan elogiou a legislação brasileira, que evoluiu muito no sentido de proteção ao consumidor. No entanto, jogou uma questão no ar. "As leis realmente são muito boas, mas, a experiência do cliente continua não sendo tão boa. Por que isso acontece?"

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

TELEPERFORMANCE  NICE  CSU  AVAYA  CALL CENTER  CALLINK  SITEL  ALGAR  URANET  ATENTO  ALMAVIVA  VIDAX  VIKSTAR  TIVIT  FLEX  RANKING  AEC  DNK  VAGAS  CONTAX 
 
https://www.callcenter.inf.br/