Home office na urgência
Especialista dá dicas para funcionários e empresas que estão adotando o trabalho remoto 18/03/2020 02:27
» Cláudia Danienne
Diante do avanço do novo coronavírus, cada vez mais empresas estão aderindo ao home office. Porém, nem sempre as empresas estão preparadas para esse cenário. "Não é o ideal ser reativo e sim preventivo, mas, a partir de uma necessidade forçada, todo ser humano pode mudar comportamento e exercer sua capacidade de flexibilidade e mudança de hábito para alcançar novos resultados. O home office requer planejamento prévio e políticas claras e engajadoras. Porém agora na crise do Covid-19, é possível acelerar esta modalidade", destaca a CHRO da Degoothi Consulting, Cláudia Danienne.

Assim, ela dá dicas para o funcionário que está trabalhando de casa:

- Trabalhar home office pressupõe organização e disciplina;

- Envolva os familiares, para que todos colaborem com o "ambiente novo de trabalho" (ou seja, a casa-apartamento!). Solicite o respeito à atividade e que não haja interrupções. Uma boa dica é usar um sinalizador verde ou vermelho para indicar que está ao telefone ou em uma tarefa que exige concentração e foco;

- Cuidado com o Pet: se possível for, colocar o animal em outro espaço para não ter latidos de cachorro constantes, gato pulando no teclado;

- Acolhimento às crianças para saberem que não serão rejeitadas, mas que há " regrinhas" por um tempo, tal qual em uma gincana. Sim, faça deste momento algo que envolva a criança, ela também deve se sentir responsável pelo sucesso da missão. Dispense os "não entre, não faça, não grite". Envolva e VALORIZE a atitude colaborativa de seus filhos. Que tal um quadro cartolina que será um painel das metas com estrelinhas por ter ajudado no bom dia do trabalho? Ou carinha :( tristeza ) se não perguntou bem? Que tal algum brinquedo favorito já previamente ao alcance para entreter e evitar aquele choro de falta de algo que está longe?

Cláudia também aponta boas práticas para empresas:

- Recomenda-se reunião de acompanhamento ao menos 1 ou 2x por semana via qualquer aplicativo que a empresa use (há inúmeros no mercado que permitem reunião virtual, conference call, etc);

- Ferramentas na nuvem também são importantes para armazenar o desenvolvimento dos projetos em banco de informações - assim, ninguém fica fora do processo de gestão. Dados e integração são fundamentais para quem está "fora" do seu habitual dia a dia de trabalho. Sair do convencional mexe com as pessoas, porém, novamente é possível;

- Deixe claro os horários em que o funcionário deve ser encontrado por estar a trabalho - não pode ir no shopping rapidinho, fazer uma feira, etc. Estar homeoffice no período de x a x é compromisso com a jornada laboral;

- O inverso também é fato: acabou o horário, respeite o horário de descanso do funcionário;

- O rodízio entre equipes deve ficar a critério de cada empresa (se equipes multifuncionais ok trabalho alternado, se time de especialistas, melhor interagir com pares);

- As empresas devem adotar rapidamente um esquema de comunicação interna forte. O RH tem que atuar como nunca em parceria com esta área e não perder tempo;

- A mensagem deve alcançar a todos os profissionais internos e seus dependentes;

- Meio virtual é simples de fazer e chega aos destinatários mais rapidamente. Seja por e-mail marketing, TV corporativa, nyranet, chat, corporate zap messager, etc. cada qual com seu recurso, mas, velocidade sem desespero é crucial neste momento;

- Tem que ser com linguagem acessível sem jargões. Esclarecedora, envolvente e determinante.

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