Vantagens de usar chatbot na Black Friday
Ganho de escala, redução de custos e geração de valor estão entre benefícios 23/11/2018 11:52
Os chatbots são capazes de contribuir de diversas formas para a otimização de atendimento no varejo. Desde melhorias nos processos internos, a partir da integração com os sistemas de gestão, CRM e de estoque dos produtos, norteando, por exemplo, o reabastecimento de produtos de acordo com o fluxo de vendas, ou até mesmo, no atendimento dos clientes, seja em interações para sugestão de produtos ou em pesquisas de pós-venda. Além dessas funções, eles podem ser usados para garantir agilidade nas épocas de picos de fluxo e vendas, como a Black Friday. A Nama ressalta que os chatbots são capazes de propiciar ganho de escala, redução de custos, aumento da rentabilidade e geração de valor. Nesse sentido, ela destaca cinco vantagens de se utilizar chatbots na data:

Abordagem proativa e direcionada
A partir da uma pré definição é possível determinar uma aproximação mais assertiva com os clientes, de acordo com o segmento de cada negócio. Para a loja online da L´Occitane au Brésil, por exemplo, a Nama desenvolveu um assistente virtual programado para compreender o que a pessoa deseja comprar. O chatbot faz perguntas para entender se a compra é para presente ou não e caso seja, para quem seria, qual o valor que a pessoa gostaria de gastar e o tipo de produto que ela quer. Com isso, o assistente indica um ou mais produtos relacionados àquela pesquisa.

Atendimento a qualquer hora
Os consumidores estão sempre em busca de estratégias que os permitam facilitar sua jornada de compra e ficam satisfeitos quando conseguem tirar dúvidas sobre o produto de interesse ou, então, resolver um problema em tempo real. Um bom sistema de chatbot é capaz de permitir um serviço de atendimento ao cliente 24 horas, por diferentes canais, sem a necessidade de contratação de uma equipe numerosa. Assim, apenas casos específicos ou de maior complexidade precisam ser encaminhados para um atendimento humano.

Recurso omnichannel
Possibilitar ao cliente o atendimento em todos os canais da marca é um ponto crucial para as empresas, algo que já é uma estratégia adotada por grandes varejistas. Com o uso do chatbot, um e-commerce pode garantir o conceito de omnichannel, que consiste no atendimento aos clientes em todos os canais disponíveis por meio de um formato idêntico ou complementar. Um chatbot robusto é capaz de começar o atendimento via Facebook Messenger e continuá-lo no portal da empresa, sem prejuízo de informação. Esses assistentes virtuais têm a capacidade de serem implementados no Facebook Messenger, Skype, Telegram, no próprio portal da loja e até mesmo no smartphone, por meio de mensagens SMS.

Compreensão de diversos públicos
Além disso, os avanços na compreensão e no Processamento de Linguagem Natural dos assistentes virtuais permitem que as interações sejam cada vez mais próximas do real. Os chatbots que utilizam Deep Learning, conjunto de técnicas mais avançadas que o Machine Learning, conseguem entender a comunicação humana, mesmo com erros de português ou com apenas o uso de palavras-chave. Além disso, outra funcionalidade apresentada nos chatbots desenvolvidos pela Nama está na possibilidade do reconhecimento de emojis, muitas vezes utilizados por usuários do Messenger do Facebook.

Aprimorar a logística
Os chatbots possibilitam o cancelamento de pedidos, levantar informações sobre status de uma venda, emitir números de protocolo ou segunda via de boleto/nota fiscal, rastrear produtos e até mesmo calcular o tempo de entrega. Tudo isso bem integrado pode, sem dúvida, auxiliar o setor de logística da empresa.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CONTAX  TIVIT  VIDAX  VAGAS  RANKING  VIKSTAR  AVAYA  ATENTO  FLEX  ALMAVIVA  CSU  TELEPERFORMANCE  TELLUS  CALL CENTER  CALLINK  URANET  NICE  AEC  SITEL  TMKT 
 
https://www.callcenter.inf.br/