Endomarketing: de dentro para fora
A importância da comunicação nas equipes para incentivar resultados e harmonia na empresa 14/09/2011 08:52
» Gustavo Loureiro
Autor: Gustavo Loureiro

Acredito que o momento é muito propício para se falar em endomarketing, ou simplesmente sobre o sangue que corre nas veias de uma empresa, marca ou instituição: as pessoas. Está cada vez mais evidente que o processo de comunicação que vem sendo aplicado ao mercado e ensinado nas universidades está inverso e muito superficial.

Recentemente li uma reportagem sobre Branding nas empresas, a qual defendia a idéia de que o branding não pode se limitar apenas ao design de uma logomarca e sua extensão de identidade.  A marca não funciona como um tapume que cerca a fachada das empresas e sim um espelho que reflete aquilo que foi plantado internamente, de dentro para fora.

Hoje, com as mudanças dos meios e veículos e todo esse "imediatismo", só fez aumentar a ânsia por resultados, estes, porém, de curto prazo, e toda essa pressa fez com que uma etapa fundamental no processo fosse deixada de lado, o endomarketing.

Zelar pelas pessoas que trabalham em uma empresa não é preciosismo. É tão importante para obter resultados quanto as ações super criativas para vender o produto ou serviço. É um princípio básico na administração de qualquer negócio. Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para clientes, as empresas precisam convencer os funcionários a comprá-lo?

Algumas dicas para melhores práticas no trabalho de endomarketing:

1 - Descentralize: não imponha as coisas, debata, converse e determine regras e prazos em conjunto.

2 - Não faça promessas vazias: jogue sempre limpo e seja transparente com a equipe, dê feedback mesmo que negativo. Além de manter o contato e gerar endomarketing, é também questão de respeito.

3 - Venda ideias, aponte um caminho: posicionar a equipe sobre os acontecimentos dentro da empresa é legal, mas fazer com que eles comprem uma ideia é sucesso na certa.

4 - Zele pelo ambiente: a equipe é composta por pessoas de verdade, por isso não pense que vai vender um paraíso e pedir que trabalhem no inferno, isso gera desconforto e não traz credibilidade. Falem bem ou falem mal a equipe sempre fala da empresa, mas é melhor que falem coisas boas.

5 - Tenha um time: se você fala para os funcionários que: "somos todos um time" então faça isso valer, não adianta fazer trabalhos com uma parte da equipe e nem se quer posicionar a outra parte sobre o que está acontecendo. As pessoas veem o que está acontecendo mesmo que não sejam comunicadas daquilo.

6 - Estimule: gerar ações internas é tão ou mais importante do que gerar ações para clientes, antes de atraí-los, é preciso deve estar preparado para recebê-los.

7 - Se faça claro em problemas e crises: muitas cabeças pensam melhor que uma. Dividindo os problemas, fica mais fácil encontrar uma solução. Às vezes as pessoas estão mais próximas, ou vendo as situações de fora, o que pode ser fundamental para ideias e soluções.

8 - Preocupe-se com o bom fluxo da informação. Não adianta a empresa ser cheia de filosofias, ideias e valores se estes não tiveram o destino e a aplicação correta. Organize-se. Garanta o bom fluxo da informação que você e a empresa estão transmitindo.

9 - Valorize o trabalho dos colaboradores: Chamar a atenção é muito mais fácil do que elogiar. Não pense que elogiar o trabalho da equipe possa desmerecer o seu. Ao contrário, equipe que tem bom resultado, é também sinônimo de boa liderança, lembre-se disso.
                                                                            
10 - Não seja e não transmita negativismo em ações que empresa precisa comunicar ou tomar. Separe a vida pessoal, as relações das decisões e momentos da empresa. Organize-se para cumprir suas obrigações e atender as expectativas que lhes são dadas.

Gustavo Loureiro é publicitário e comunicólogo e sócio-diretor da House Comunicação.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

NICE  URANET  CSU  TELEPERFORMANCE  AEC  VIKSTAR  FLEX  VIDAX  TELLUS  RANKING  ALMAVIVA  CONTAX  SITEL  TMKT  ATENTO  VAGAS  TIVIT  CALLINK  CALL CENTER  AVAYA 
 
https://www.callcenter.inf.br/