Ginástica laboral para operadores de telemarketing
Exercícios melhoram mobilidade muscular e aumentam produtividade e interação na equipe 23/06/2004 01:21

Para garantir a qualidade de vida no trabalho, a Softway Contact Center, desenvolve desde 1998 o programa Ginástica Laboral para os seus funcionários. Aplicado nas três unidades da empresa (São Paulo, Florianópolis e Jundiaí) o programa previne distúrbios como a famosa LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Orientados por professores de educação física, os operadores realizam exercícios, em intervalos regulares durante o expediente. O professor de Educação Física, Norberto Rodrigues de Paula Junior, responsável técnico pelo projeto na Softway, recomenda os seguintes exercícios preventivos:
1. Em pé, alongue os braços acima da cabeça, para frente, para a direita e esquerda. Incline o tronco para frente, para trás e lateralmente.
2. Ainda em pé, com a ajuda da mão esquerda, puxe a perna esquerda para trás, para alongar a coxa. Repita o exercício com a outra perna.
3. Para alongar o músculo do braço, flexione o antebraço por trás da cabeça, empurrando o cotovelo.
4. Estenda o braço à frente, com a palma da mão virada para cima, deixando-a relaxada. Com a outra mão, puxe os dedos para baixo, na direção do quadril. Deixe as costas da mão voltadas para o seu corpo. Repita o exercício com a posição da mão ao contrário, para alongar a musculatura anterior da mão e antebraço.
5. Eleve os ombros, projete-os para frente e para trás, flexione o pescoço para frente e para trás e para os lados. Faça um grande e vagaroso movimento circular com a cabeça.
Segundo o professor, esses exercícios melhoram a flexibilidade e a mobilidade muscular, previnem a fadiga, auxiliam na correção da postura, aumentam a disposição, melhoram a produtividade e a interação na equipe.
Ainda é importante observar a postura do operador de telemarketing. A coluna deve estar ereta e os pés devem ficar apoiados no chão, formando um ângulo de 90º na altura do joelho. O sucesso da ginástica laboral da Softway é comprovada pelos números. Em 2003, apenas 0,8% dos operadores de telemarketing foi afastado por incidência da LER, uma marca difícil de se encontrar no Brasil.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

URANET  CSU  SITEL  NICE  CALLINK  FLEX  TIVIT  DNK  CALL CENTER  TELEPERFORMANCE  VIKSTAR  ATENTO  RANKING  VAGAS  ALMAVIVA  ALGAR  AVAYA  VIDAX  CONTAX  AEC 
 
https://www.callcenter.inf.br/