
» Patricia Matsunaga
A BRF ampliou os formatos de atendimento ao consumidor ao longo de 2019. A implementação do WhatsApp para agilizar o retorno aos clientes e a revitalização do programa de treinamento para os colaboradores, foram algumas das iniciativas. Como um dos resultados, a companhia conquistou, no ano passado, a nota 75 no NPS (Net promoter score), ficando dentro da classificação de "zona de excelência". Além disso, nos últimos dois anos, a empresa teve uma redução de 13% no número de reclamações no SAC.
Com cerca de 50 pessoas dedicadas à área do SAC, a empresa vem investindo em treinamento qualificado para a equipe com consultorias externas, que contribuem para aprimorar o tratamento ao consumidor, desde a cordialidade, o sorriso na voz e a empatia. A BRF incluiu também o atendimento via WhatsApp para tratativa dos chamados. O contato via rede social agiliza o retorno ao cliente, agenda o melhor horário de contato e busca garantir assertividade.
"Entendemos que a área do SAC tem o papel estratégico de fidelizar e dar voz ao consumidor, visando contribuir para melhoramentos contínuo e garantir que as informações cheguem aos responsáveis da companhia", conta Patricia Matsunaga, gerente executiva da área de relacionamento com consumidores e clientes da BRF. A companhia ainda prevê para 2020 melhorias nos sistemas e processos e atua para a redução do tempo de resposta em até 10% ao longo do ano.