Sercom investe em espaço 100% wifi
Além reduzir custos, iniciativa impactou no turn over e na produtividade dos colaboradores 23/01/2019 01:10
» Rodrigo Branco
Recentemente, a Sercom decidiu apostar em um projeto disruptivo para se tornar um contact center 100% wifi. A ideia era mudar o conceito de contact center tradicional, com móveis fixos, para um layout mais moderno e modular semelhante ao coworking. "Queríamos montar uma espécie de Lego que permitisse mais flexibilidade para distribuirmos as posições de atendimento conforme necessidade do cliente, seja para juntar as mesas, distribuí-las de uma maneira diferente, ou ainda aumentar a quantidade. Para isso, era preciso substituir os cabos de rede por uma estrutura 100% wifi", conta Rodrigo Branco, superintendente de TI da Sercom.

O parceiro escolhido para colocar a iniciativa em prática foi a Dimension Data. "Já conhecíamos o trabalho que ela realizou em um player do setor de seguros que também utiliza wifi em seu call center interno, e como eles estão muito satisfeitos com os resultados, nos motivamos a fechar o contrato". Branco ressalta que a empresa não buscou apenas um integrador, mas sim um parceiro que pudesse contribuir para a evolução contínua do negócio. "A Dimension Data vem correspondendo às nossas expectativas plenamente. Sei que posso contar com sua equipe a qualquer momento, o que é fundamental já que nossa operação é ainda mais crítica por sermos prestadores de serviço."

Outro ponto positivo foi o cumprimento dos prazos. "Tínhamos só dois meses para a compra, a entrega e a configuração das tecnologias e serviços, e esse dead line foi devidamente respeitado. Ressalto ainda o engajamento do time Dimension Data com a nossa TI. Juntos, fizemos uma força tarefa e conseguimos realizar configurações bastante complexas de máquinas, do wi-fi, das antenas, dos IP´s, dos switches, e das regras de firewall, em apenas 10 dias - um período realmente surpreendente", acrescenta.

Foram contratados produtos da fabricante Cisco para infraestrutura de LAN (Local Area Network), wireless, e também soluções de segurança para que apenas usuários autorizados pela Sercom pudessem acessar a rede. E, para agregar valor ao projeto, além de implantar as tecnologias, a Dimension Data forneceu o serviço Wireless Site Survey, que contempla toda a análise de espectro, da qualidade de sinal, da taxa de transmissão, e ainda a sugestão dos locais para instalação. "Esses serviços garantiram o sucesso do projeto", diz o superintendente.

GANHOS
O executivo destaca que os custos caíram significativamente a partir da mudança. "Ao implementar o wifi eliminamos a quantidade de switches necessária em uma estrutura padrão com cabos. Utilizamos somente dois switches, enquanto que num modelo tradicional precisaríamos de vinte e dois equipamentos, e, como quase não existem fios, os gastos com cabeamento de rede também caíram em 95%." O impacto positivo no turn over foi outra vantagem. "A ausência dos cabos nos permitiu construir um ambiente de trabalho muito mais aconchegante e funcional, e isso refletiu diretamente na motivação e na produtividade dos colaboradores, impactando nossa taxa de turn over, que caiu cerca de 50%. Até a área comercial saiu ganhando, pois os prospects que nos visitam ficam encantados com o visual do novo espaço".

Hoje, com 40 clientes de variados segmentos, a Sercom conta com sete mil funcionários. Sua estrutura de atendimento ao cliente ocupa nove andares de 1200 m² cada, de um edifício em Taboão da Serra, no estado de São Paulo, sendo que, até o momento, 1000 atendentes distribuídos em dois ambientes utilizam o wifi para atender a um grande cliente na área de saúde.  "Planejamos replicar o projeto em todos os novos clientes que surgirem", completa Branco.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

URANET  TIVIT  VIKSTAR  PROVIDER  TMKT  ALMAVIVA  CSU  AEC  CALLINK  TELEPERFORMANCE  CONTAX  SITEL  VAGAS  RANKING  VIDAX  ATENTO  NICE  TELLUS  CALL CENTER  AVAYA 
 
https://www.callcenter.inf.br/