Direto na necessidade do cliente
Operação do setor farmacêutico melhora performance com Interaction Analytics 09/04/2013 12:16
» Eduardo Gulanovski
Com foco na captura de informações para melhorar processos, aumentar eficiência operacional e ampliar experiência do cliente, o Voxline Contact Center investiu na solução Interaction Analytics na operação de atendimento de uma empresa da área farmacêutica. A solução realiza a análise da voz das interações entre agentes e clientes e como resultado oferece uma visão dos seus comportamentos e traz oportunidades de aperfeiçoamento na operação e no negócio. Implementado de forma consultiva pela Wittel, o projeto vem colhendo bons resultados.
 
"Com a solução passamos a um estágio mais sofisticado de análise de desvios e oportunidades. Saímos da subjetividade do operador para a avaliação de dados quantitativos, com alta acurácia e extremamente estratificados. O direcionamento e apoio consultivo da Wittel para o uso da solução ajustado às necessidades específicas desta operação foi um diferencial para a decisão do Voxline em investir na implantação da solução", explica Eduardo Gulanovski, coordenador de qualidade do Voxline. Com as informações extraidas pela solução diversos ajustes puderam ser realizados, o que resultou no crescimento de 13 pontos percentuais na satisfação dos clientes.
 
Em fevereiro de 2012, a operação teve aumento do número de contatos. Com o uso da solução, foi possível identificar que o motivo foi porque os novos clientes não receberam o cartão de descontos, além disso, foi possível avaliar quem eram esses clientes e onde estavam concentrados. Essa análise possibilitou identificar uma falha no processo de entrega dos cartões e corrigi-lo. Além disso, com o Interaction Analytics foi feita a avaliação de oportunidades em medicamentos que tinham dificuldade para a aquisição, casos em que os clientes entravam em contato para dizer que não encontravam. Antes, os agentes apenas sugeriam que os clientes tentassem localizar o medicamento em outra farmácia, mas com o uso da solução foi possível identificar em detalhe quem eram os clientes e tomar ações nos pontos de venda que apresentavam problemas, o que fez com que a disponibilidade fosse alavancada e a central tivesse reduções desse tipo de contato.
 
A solução permitiu ainda avaliar quais são os motivos de chamada que demandam maior tempo do agente durante o atendimento. Essas informações foram utilizadas para realizar reengenharia de processos e também para direcionar treinamentos focados nos temas mais complexos para que os agentes ganhassem maior agilidade no atendimento. Como resultado desse trabalho, houve redução de 20 segundos no TMO, o que apoiou o aumento do nível de serviço em oito pontos percentuais e um ganho de capacidade de atendimento de 20%, pois a operação passou a receber mais contatos devido a novas demandas que começou a tratar, mas não precisou aumentar o número de agentes.
 
O processo de monitoria também foi incrementado com o uso do Interaction Analytics. A solução permitiu que fossem realizadas monitorias de assuntos específicos e importantes, como as ocorrências de farmacovigilância que exigem a aplicação de um complexo questionário com o usuário. O Voxline pôde filtrar as ligações que seriam monitoradas por tema e também intensificar as monitorias nos agentes com maior dificuldade nesses temas. Os treinamentos também passaram a ser mais direcionados. Quando a solução avalia alguma dificuldade ou falha do operador são disparados treinamentos virtuais para o agente. Essas novas práticas fizeram com que a operação elevasse seu resultado de qualidade em 12 pontos percentuais.
 
Com 67 operadores, todos com formação ou estudantes da área da saúde, a operação do Voxline provê o atendimento ao consumidor para diversos temas, tais como: dúvidas sobre mudança de embalagens, pontos de venda, dosagem equivalente, entre outros. Além disso, realiza notificações de farmacovigilância, pois quando eventos adversos são diagnosticados em usuários dos medicamentos é realizada detecção, acompanhamento, avaliação, estudo e comunicação à vigilância sanitária. São cerca de 60 mil chamadas por mês.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

RANKING  URANET  CALL CENTER  VIKSTAR  NICE  VAGAS  TELEPERFORMANCE  SITEL  ATENTO  AVAYA  VIDAX  CALLINK  DNK  CSU  ALGAR  TIVIT  ALMAVIVA  FLEX  CONTAX  AEC 
 
https://www.callcenter.inf.br/