Chatbot e a LGPD: como se adequar
Ações para adequar o assistente virtual à nova legislação de proteção de dados 12/11/2020 01:01
» Cassiano Maschio
Autor: Cassiano Maschio

As empresas precisam mudar a forma como coletam e tratam os dados dos usuários em razão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, e que tem como objetivo garantir mais privacidade e transparência quanto ao uso de dados pessoais coletados pelas empresas e pelo setor público.

Inspirada na legislação europeia, a lei brasileira (13.709/2018) abrange empresas de todos os setores e tamanhos - o que importa é se coletam dados que possam identificar o usuário, ou não. Isso envolve desde o cadastro de clientes para o envio de promoções até as interações feitas via serviços de atendimento, inclusive chatbots.

Principais pontos da Lei
Para as empresas, a principal mensagem da Lei é que o tratamento de dados pessoais só é permitido com o consentimento explícito do titular, e com objetivos claros. A pessoa precisa ser informada com transparência sobre a finalidade da coleta das informações e se elas serão compartilhadas com terceiros. 

Como "dono" da informação, o titular também tem o direito de ver os dados armazenados a seu respeito, solicitar eventuais correções, remoções ou até mesmo retirar seu consentimento para o uso.

A empresa ainda precisa estabelecer três responsáveis: um controlador, a quem caberá a tomada de decisões; um operador, que realizará o tratamento de dados; e um encarregado, que fará a comunicação entre o controlador e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável pela fiscalização.

Veja abaixo algumas ações para adequar o seu chatbot à LGPD:

- Verifique quais dados são armazenados pelo bot, com qual finalidade e por quanto tempo. Atualize a Política de Privacidade com essas informações e, se necessário, notifique os usuários e solicite o consentimento deles;

- A empresa é responsável pelo armazenamento dos dados com segurança. Utilize criptografia e controle de acesso;

- Programe o chatbot para enviar por e-mail os dados de um usuário ou apagá-los, se este for o desejo dele.

Na hipótese de vazamento ou roubo de dados, é obrigação do encarregado informar imediatamente à ANPD e aos usuários afetados, assim como as medidas tomadas para evitar ou minimizar os danos.

Os recentes abusos quanto ao uso de informações pessoais coletadas na internet levou diversos países a aperfeiçoarem suas leis a respeito da privacidade, apoiados pela população. Quando a empresa realiza um tratamento transparente e cuidadoso dos dados, ela atende às exigências legais e mostra respeito pelos consumidores, uma atitude cada vez mais valorizada. 

Cassiano Maschio é diretor de vendas e marketing da Inbenta Brasil.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

FLEX  AEC  VIKSTAR  CALL CENTER  VAGAS  VIDAX  ATENTO  CONTAX  RANKING  SITEL  ALGAR  TIVIT  AVAYA  DNK  CSU  CALLINK  NICE  TELEPERFORMANCE  URANET  ALMAVIVA 
 
https://www.callcenter.inf.br/