Preparando o território
Para aproveitar a transformação digital, é necessário uma nova política interna 26/02/2020 12:30
» Fernando Brolo
Autor: Fernando Brolo

Quando refletimos sobre a aplicação prática de métodos inovadores e em plena sintonia com o fenômeno tecnológico, vamos direto às contribuições extremamente positivas que se pode extrair do processo. No entanto, é necessário navegar pelo instante que precede tudo isso, afinal, um terreno só concede frutos quando é bem cuidado e tratado. Essa analogia serve de base para que possamos ilustrar o caminho a se tomar quanto à preparação e acolhimento desse novo modelo de gestão.

Há uma tendência favorável ao observarmos o cenário nacional, por exemplo, segundo uma pesquisa recente realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em que empresas de médio e grande porte gastam cerca de 7,7% de seu orçamento em tecnologia, com perspectiva de crescimento nesse espaço. Essa tendência não é injustificável: investir em soluções digitais é comprometer-se em oferecer experiências personalizadas ao público consumidor, que está cada vez mais exigente e antenado às inovações mercadológicas.

Pensando nisso, preparei um artigo capaz de auxiliar os executivos a fim de facilitar essa transição tão crucial para a obtenção de resultados satisfatórios. Acompanhe!

Mudança de mentalidade
Antes de partirmos para o campo prático e suas implicações, é necessário realizar uma reflexão profunda em termos de pensamento quanto à adoção de inovações como forma de política operacional. Os líderes de uma organização deverão trabalhar nessa conscientização geral, visando unir colaboradores de todos os setores em prol de um objetivo em comum.

Desmistificando aquela velha noção de que a tecnologia veio para substituir os trabalhadores, é fundamental utilizar de artifícios visuais e didáticos para enfatizar o papel simplificador de ferramentas digitais, até potencializando o material humano em seu contexto próprio. A automatização surge justamente para cuidar de atividades exaustivas, deixando espaço para que os funcionários direcionem suas atenções a segmentos que exigem mais complexidade e um olhar estratégico.

Com todos os departamentos habituados e cientes com as mudanças que virão, ficará consideravelmente mais fácil de se implementar o uso de soluções tecnológicas como matéria prima para otimizar o desempenho e alcançar mais assertividade.

Conte com parceiros!
Agora, flexibilidade é a palavra-chave. Cabe ao executivo adotar uma postura aberta e buscar informações em relação às novidades do setor de tecnologia, especificando-se em seu ramo de atuação. Solicitar ajuda de colaboradores externos é uma alternativa recomendável no processo de efetivação dos métodos inovadores. Neste contexto, existem consultorias adequadas para todos os quadros que também podem ajudar.

Com o engajamento compartilhado por cada integrante dessa grande constelação de mudanças, o suporte de especialistas dotados de uma visão exterior ao negócio e acima de tudo, a vontade de colocar a companhia em um novo estágio de modernidade, a chance de sucesso aumenta exponencialmente.

Um futuro de ótimas expectativas
As contribuições da tecnologia no âmbito empresarial surtem efeito nos mais diferentes campos e segmentos. É plausível esperar um aumento considerável da produtividade, afinal, o uso de controles manuais será reduzido e a padronização diminuirá a urgência por recursos. Consequentemente, as despesas gerais terão uma queda significativa, potencializada por sistemas de gestão financeira integrados, que facilitam o remanejamento de gastos.

Com o público consumidor cada vez mais consciente do que busca nas marcas, em questões como segurança informacional, credibilidade no mercado e reputação nas redes, renegar a onda tecnológica é flertar com perigos desnecessários.

Então, você sente que sua empresa está preparada para entrar de vez na era da Transformação Digital?

Fernando Brolo é Sales Partner na LogiThink.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CALL CENTER  ALMAVIVA  NICE  VAGAS  FLEX  TIVIT  TELEPERFORMANCE  URANET  SITEL  TMKT  VIDAX  RANKING  AVAYA  AEC  TELLUS  CONTAX  CALLINK  ATENTO  VIKSTAR  CSU 
 
https://www.callcenter.inf.br/