Atenção às novas práticas de gestão
Como fazer da transformação digital a base estratégica dos negócios 13/01/2020 10:10
» Fernando Brolo
Autor: Fernando Brolo

Independentemente do tamanho da empresa, desde pequenas instituições até grandes corporações ou multinacionais, lidar com a transformação digital tem se tornado um fator essencial para sua sustentabilidade e crescimento. Nesse sentido, com a introdução de tecnologias disruptivas, novos processos e modelos de negócio são desenvolvidos diariamente, de modo que, para se tornar competitivo, é preciso estar atento a todos os conceitos de inovação.

Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento realizado recentemente pela Brasscom, foi constatado que a transformação digital deve movimentar cerca de R$ 250 bilhões até 2021, intensificando programas relacionados à Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outros.

Outra pesquisa interessante, realizada pela consultoria Capgemini, revelou que a digitalização já faz parte, de alguma forma, do dia a dia de 63% das empresas brasileiras. Isso significa que a maioria das companhias já sentiram a necessidade da implementação de tecnologias disruptivas em seus processos operacionais e gestão. Mesmo assim, um dilema ainda muito recorrente é: como tornar o ambiente empresarial totalmente digitalizado, de modo a tornar a transformação digital parte estratégica do negócio?

Para responder esse impasse, acredito que o primeiro passo é entender que a transformação digital não envolve apenas a otimização de processos. O conceito também está relacionado, principalmente, a uma mudança cultural, que motiva as organizações a se desafiarem dia após dia com a integração da tecnologia digital em todas as áreas do negócio. Deste modo, podemos considerar que ela é sustentada por três fatores essenciais, tais quais:

- Pessoas: Estabelecer uma mentalidade inovadora entre as equipes é essencial para iniciar qualquer projeto de transformação digital;

- Negócios: Além de inspirar o time na mudança de mindset, é preciso desenvolver estratégias que possam impulsionar a digitalização no dia a dia da organização;

- Tecnologia: Após traçado todo o planejamento, é hora de usar tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial ou Big Data, por exemplo, a fim de otimizar todos os processos e a gestão como um todo da companhia.

Redesenhando o conceito empresarial
Para direcionar estrategicamente as atividades de uma companhia, a fim de torná-la inovadora de fato, é importante que, tanto o gestor quanto os demais colaboradores, dediquem todos seus esforços. Como exemplo, destaco que é importante inovar em processos operacionais, com a automação de atividades repetitivas e mecânicas. Além disso, o desenvolvimento das habilidades de todo o time é outro fator crucial, a fim de torná-los cada vez mais capacitados em suas demandas, de forma criativa e dinâmica.

Outro ponto essencial é transformar a experiência do cliente. Como exemplo disso, é possível avaliar o comportamento do público com novas ferramentas, identificando práticas mais assertivas que potencializem um bom relacionamento com os consumidores. Outra estratégia é diversificar os canais de atendimento, tornando esse processo cada vez mais digital.

Por fim, é importante transformar continuamente o modelo de negócio. Digo isso porque a transformação digital se reinventa a cada dia, e para permanecer competitivo no mercado, é fundamental que os líderes busquem sempre inovar a gestão empresarial. Além da implementação de novos produtos e serviços, é importante estabelecer um ambiente colaborativo e dinâmico, em que todo o time atue de forma harmônica em prol da sustentabilidade da organização.

E então, a estratégia de sua empresa está voltada para a Transformação Digital?

Fernando Brolo é sales partner na LogiThink.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

ALMAVIVA  CSU  TIVIT  CALL CENTER  AEC  TMKT  URANET  CONTAX  NICE  ATENTO  SITEL  FLEX  CALLINK  AVAYA  VIKSTAR  RANKING  TELEPERFORMANCE  VAGAS  VIDAX  TELLUS 
 
https://www.callcenter.inf.br/