Uma nova cultura
Como a era digital mudou de maneira definitiva a trajetória das empresas de nossa geração 29/10/2019 09:44
» Paulo Lira
Autor: Paulo Lira

A busca pela transformação digital já é uma realidade dentro das empresas e tem se tornado mais constante nas corporações, independentemente do seu porte e área de atuação. As empresas buscam, cada vez mais, acesso a novas tecnologias ao repensar seus modelos de negócios.

Mas, como alcançar esse patamar de forma eficiente e segura? O primeiro passo é reconhecer dentro da empresa as principais fraquezas, ameaças, oportunidades, assim como as principais prioridades digitais. Também é extremamente importante que os profissionais estejam preparados para essas mudanças e entender qual seu o papel dentro das corporações digitais.

Essa revolução digital tem obrigado muitas empresas a adaptar-se a uma nova cultura organizacional e infraestrutura. Ao ser bem aplicada, a tecnologia contribui para otimizar processos, reduzir custos e aumentar performance. Já que o uso de ferramentas tecnológicas adequadas minimiza erros e amplia a qualidade da produção, aumentando assim a performance e capacidade, além eliminar os desperdícios. Um exemplo disso é a implementação dos chatbots, que podem fazer o trabalho 24 horas por dia, otimizando os custos com profissionais de atendimento e minimizando potenciais erros junto ao consumidor final.

Porém, essas mudanças devem estar aliadas à transformação da cultura empresarial, com líderes e colaboradores engajados e conscientes das rupturas que podem ser enfrentadas pela companhia. É essencial que os profissionais estejam abertos às mudanças em um cenário disruptivo, entendendo o timing das transformações combinado ao autoconhecimento e a constante reciclagem educacional.

Alcançar essa realidade, entretanto, demanda tempo e esforços. As companhias tradicionais devem estar abertas para as mudanças disruptivas e entenderem que para melhorar a eficiência é necessária uma mudança de mindset e da capacidade de trabalhar com recursos cada vez mais inovadores e de rápidas transformações. Mais do que focar apenas na área de TI, é necessário proporcionar um ambiente em que a mudança seja vista e compreendida por todos os departamentos.

Paulo Lira é coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

AVAYA  TELLUS  TIVIT  RANKING  NICE  TELEPERFORMANCE  VAGAS  SITEL  TMKT  VIDAX  ALMAVIVA  VIKSTAR  ATENTO  CALL CENTER  URANET  CONTAX  AEC  CALLINK  FLEX  CSU 
 
https://www.callcenter.inf.br/