Afinal, como encontrar este tal de propósito?
É necessário aprender a entender os nossos porquês, a partir das perguntas certas 26/07/2019 10:06
Autor: Raphael Rodrigues

Faz parte da natureza humana a busca pelo "como" e o "porquê" das coisas. Quando o tema em questão é a nossa existência, responder a esta indagação se torna ainda mais desafiante. 

Precisamos nos lembrar e nos reconectar com a nossa essência. Por isso, para facilitar o processo desta busca pelo nosso propósito de vida, é necessário aprender a entender os nossos porquês, a partir das perguntas certas. 

Para apoiar esta busca pelo propósito, há a Mandala da Vida que Emerge. Trata-se de uma ferramenta que auxilia nas reflexões e que funciona como uma espécie de bússola, nos apoiando na investigação das diferentes dimensões de nossas vidas. 

Poder pessoal e essência
Essa dimensão ajuda a identificar quais são os seus reais talentos e paixões e como eles potencializam seu poder pessoal. Tem relação direta com a essência do seu "EU" e com a forma de se expressar no mundo. O lugar da sua maior potência está no encontro e convergência desses elementos únicos, ancorados pelos seus valores e crenças.  

Essa tomada de consciência é fundamental para entender e honrar as bases da sua vida e para moldar o futuro que quer construir. Também ajuda a identificar e entender os medos e barreiras que impedem a expansão do seu potencial. É por isso que identificar crenças limitantes é o primeiro passo para começar a quebrar a casca e forjar a expressão da sua essência. Essas crenças, em sua maioria, vêm de fora, de outras pessoas próximas ou da sociedade e, no processo de adultificação, incorporamos como nossas. Romper com essas convicções, aceitando as crenças que vem de dentro e que revelam sua forma única de ver o mundo, é uma forma de cortar os cordões umbilicais invisíveis que ainda temos com os nossos familiares, mas que são fundamentais para a construção da nossa individualidade. 

Nossa vida é essa redescoberta de quem "Eu Verdadeiramente Sou". 

- Quais são seus verdadeiros talentos? Quais são suas paixões?  
- Onde seus talentos encontram suas paixões?  
- Quais são os seus valores?
- Quais são as suas crenças limitantes?

Necessidades do mundo
As necessidades do mundo apontam o nosso campo de atuação, no qual podemos efetivamente contribuir para as questões mais sensíveis do planeta, em toda e qualquer dimensão, local ou globalmente. Vale lembrar que quando falamos em propósito, ele existe para alguma coisa, nunca é ensimesmado. E essa coisa é justamente o campo das necessidades do mundo, que, ao serem trabalhadas, podem gerar as transformações necessárias que possibilitam a evolução da humanidade e o aumento de consciência das pessoas. Quando nos conectamos com nosso poder pessoal e o colocamos a serviço das necessidades do mundo, tudo flui e nada nos bloqueia, pois este é o nosso lugar. E o melhor é que, quando isso acontece, podemos começar a construir o nosso legado.  

O trabalho com significado é o encontro do poder pessoal e da essência com as necessidades do mundo.

- Do que o mundo precisa hoje e que você sente que pode contribuir com os seus dons e talentos?
- Qual necessidade do mundo você está ajudando a resolver a partir do seu trabalho? E da sua vida pessoal? 
- Qual legado você gostaria de construir a partir da sua vida?  

Estilo de vida
Para viver todo o seu potencial humano, toda a sua essência e contribuir efetivamente para a construção de um mundo mais sustentável, é fundamental ter um estilo de vida equilibrado. É preciso buscar uma relação harmônica com o mundo.

Precisamos mergulhar em todas as esferas, tanto pessoal quanto profissional, principalmente no que se refere ao nosso equilíbrio e harmonia. Aspectos como saúde, espiritualidade, vida em família, amigos, lazer, trabalho, cultura, educação, dentre outros, precisam ser explorados. Além disso, precisamos avaliar como equilibrar a nossa individualidade com a vida em comunidade. A configuração da sua vida hoje está favorável às condições que potencializam a vida que te faz feliz? 

- Como está o equilíbrio da sua vida pessoal e da vida profissional?  
- O que você tem feito na sua vida que te traz diversão, saúde, espiritualidade, conhecimento e outras coisas que considera fundamental? 

Fluxo financeiro
Para tudo o que foi dito acima funcionar é imperativo que a vida seja equilibrada e viável, o que significa que precisamos ter um fluxo financeiro próspero. Para falarmos de prosperidade, precisamos começar entendendo a nossa relação com recursos e dinheiro. É necessário falar sobre a mentalidade da escassez e da abundância. 

Devemos lembrar que dinheiro é energia. Esta dimensão diz muito sobre como você tem usado a sua energia e, principalmente, como você tem se relacionado com o dinheiro e qual a sua serventia.

- Quanto o dinheiro está te impedindo de realizar seus verdadeiros sonhos? 
- Se você não dependesse do dinheiro para realizá-los, qual seria o seu primeiro passo? 
Espero que tenham gostado e que as reflexões lhes sejam úteis. Para terminar, quero deixar uma frase de Brené Brown que eu adoro: "A vulnerabilidade é a nossa medida mais precisa da coragem".

Desejo a vocês coragem na vida.

Raphael Rodrigues é consultor com foco no desenvolvimento organizacional e humano, co-fundador e facilitador do Impulso Emerge e dono da Pharrel Consultoria.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

RANKING  CSU  AEC  ATENTO  TIVIT  CONTAX  TMKT  URANET  VIDAX  VIKSTAR  AVAYA  CALLINK  CALL CENTER  SITEL  ALMAVIVA  TELLUS  VAGAS  TELEPERFORMANCE  NICE  FLEX 
 
https://www.callcenter.inf.br/