Os três "Cs" da liderança
Porque as pessoas curiosas são mais interessantes e têm mais sucesso na vida 17/07/2019 10:21
» Alfred F. Kelly Jr.
Autor: Alfred F. Kelly Jr.

Recentemente, tive o privilégio de discursar para 685 bacharelandos e seus familiares e amigos na 75º cerimônia de formatura do Iona College, em Nova Iorque. Aliás, foi lá que me formei em ciência da computação, há 39 anos, e onde concluí meu MBA um ano depois. Foi incrível voltar à instituição onde estudei. Com quatro filhos recém-formados e outro prestes a iniciar sua vida universitária, meu desejo era passar aos formandos algumas dicas práticas para uma vida feliz e produtiva. 

No discurso, falei sobre o que denomino os 10 Cs da Liderança. Cada "C" é um conceito básico e contribuiu para minha carreira. A seguir, três dos Cs que mencionei na ocasião e que continuo aplicando ao meu trabalho diário aqui na Visa.  

Curiosidade. 
Embora nunca tenha feito uma pesquisa formal, posso afirmar que as pessoas curiosas são mais interessantes e têm mais sucesso na vida do que as que não são. Para começar, fique em dia com as notícias de sua cidade, seu país e o mundo. Leia tudo o que puder sobre seu campo de interesse, a empresa onde trabalha e seus concorrentes. 

Mas curiosidade é mais do que estar atualizado. É olhar os detalhes tentando criar correlações, fazer mais perguntas e gerar insights. Quer você se torne ou queira se tornar um treinador, professor, artista, advogado, cientista, ou o que for, saiba que há muito mais a aprender e a fazer, e que há mais formas - e melhores - de fazer as coisas.   

A curiosidade é o segredo das grandes e pequenas descobertas. Ela permite que você se diferencie e torna seu trabalho mais gratificante.

Coragem.
Recentemente, desci de tirolesa pela primeira vez na vida. Tenho pavor de altura e essa não foi uma decisão corajosa - foi uma decisão idiota, pois me senti péssimo e quase morri de medo. 

Coragem tem a ver com expor a própria opinião. É buscar a verdade e não se esquivar dos desafios que aparecem. É tomar decisões difíceis à medida que sua vida e sua carreira avançam; liderar bem e com confiança, ainda que não exista um manual de instruções.  

Vimos muitos heróis em ação no 11 de setembro de 2001 e nos dias e semanas seguintes. Na Venezuela, muitas pessoas demonstram coragem perante a terrível situação do país. A coragem está presente todos os dias de formas menos visíveis dentro de empresas, equipes, universidades, governos, etc. 

Seja corajoso. Não se cale quando algo estiver errado, for injusto, desonesto ou sem sentido. Posicione-se. Defenda quem não pode ou não está disposto a se defender. 

Comunicação.
É muito difícil alguém ter sucesso na vida sem trabalhar as próprias habilidades de comunicação. Comece com o básico - olhe as pessoas no olho, tenha um aperto de mão firme e chame-as pelo nome sempre que puder; confira a ortografia e a gramática dos seus e-mails e não escreva informalmente antes de realmente conhecer alguém.  

Eu sei que é muito mais eficiente escrever "vc" - como aprendi com meus filhos - do que escrever "você" por extenso, mas resista à tentação de fazer isso no início de sua vida profissional ou ao sair em busca do primeiro emprego. 

Acima de tudo, comprometa-se com você mesmo. Faça o que te faz feliz; use seu tempo com coisas e pessoas que o encham de energia. Você está no controle de sua vida e é o CEO de sua carreira. Responsabilize-se. Para fazer diferença no mundo e ser o melhor pai, mãe, marido, esposa, parceiro, amigo, você precisa se sentir feliz e motivado.

Alfred F. Kelly Jr. é chairman e CEO da Visa.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CONTAX  CALLINK  NICE  RANKING  TELLUS  CALL CENTER  TMKT  TELEPERFORMANCE  VIDAX  FLEX  VIKSTAR  CSU  URANET  AVAYA  ALMAVIVA  VAGAS  ATENTO  AEC  TIVIT  SITEL 
 
https://www.callcenter.inf.br/