IA para pequenas empresas
Não tenha medo de experimentar, mas primeiro estabeleça uma estratégia 12/06/2019 10:24
» Marcelo Issa
Autor: Marcelo Issa

Algumas pessoas dizem: "Tecnologia IA não é para todos", "Pequenas empresas não têm orçamento, recursos e capacidade para implementar ferramentas de inteligência artificial". Mas, acredite: a IA pode ajudar e muito no dia a dia da sua empresa, fazendo com que seus gastos sejam minimizados a longo prazo.

Quando falamos em IA, pensamos logo nas grandes marcas como Amazon, eBay e UPS que, com equipes de cientistas de dados trabalhando 24 horas por dia para criar modelos de aprendizagem de máquina, conseguem aumentar a eficiência ou encontram as melhores rotas de entrega, sempre inovando através da tecnologia. Mas a tecnologia IA não é apenas para empresas com orçamentos milionários.

Na verdade, existem diversas pequenas empresas que estão conseguindo proporcionar experiências incríveis aos clientes utilizando aplicativos que possuem inteligência artificial, concorrendo até mesmo com grandes players do mercado, sem precisar gastar muito.

Por isso, se você quer começar a implementar a IA no seu negócio, aqui estão algumas sugestões:

Crie um chatbot simples - Aumente a satisfação do cliente e melhore o fluxo de trabalho dos colaboradores. Uma das maneiras mais fáceis de começar a se envolver com IA é criar um chatbot da empresa e integrá-lo ao seu processo de atendimento ao cliente. Um bot personalizado pode aumentar a satisfação do cliente fornecendo acesso 24 horas ao suporte. É através do processamento de perguntas simples e respostas em tempo real que você terá clientes ainda mais satisfeitos com o seu serviço de atendimento.

Especialistas prevêem que "mais de 85% das interações com clientes serão gerenciadas sem recursos humanos até 2020". Um bot informativo e amigável em seu site deixa seus clientes satisfeitos enquanto libera tempo para seus agentes lidarem com necessidades mais complexas dos seus clientes. Sendo assim, o bot certo é, também, uma maneira inteligente de impulsionar o fluxo de trabalho dos colaboradores.

Utilize soluções prontas - Descubra como você pode se beneficiar da IA sem gastar muito. Mesmo sem um banco de dados sofisticado ou sem orçamento para realizar uma grande reforma na infraestrutura, as pequenas empresas ainda podem aproveitar tecnologias inteligentes e aplicativos que usam inteligência artificial.

Existem provedores de software que oferecem soluções prontas com baixo custo, disponibilizando assim, ferramentas de última geração, mesmo para quem está com um orçamento limitado. Cada caso é analisado com cuidado, de forma que o mesmo software pode não funcionar para empresas com o mesmo problema. Assim, é importante contratar uma assessoria para ajudar sua empresa a escolher o melhor sistema.

Não tenha medo de experimentar, mas primeiro estabeleça uma estratégia. A chave do sucesso para a implementação de IA em pequenas empresas é o alinhamento de aplicativos promissores com metas de negócios.

Por exemplo, se você usa rotineiramente dados complicados e o fluxo de trabalho é complexo, é bom considerar a automação para melhorar a eficiência. A partir disso, será possível tornar mais eficaz o trabalho da sua equipe, permitindo que ela se concentre em atividades mais estratégicas para seus clientes.

Com mais opções do que nunca, as pequenas empresas estão construindo poderosas estratégias de implementação da inteligência artificial. E o melhor: sem precisar investir em profissionais de custo elevado como cientistas de dados ou especialistas em marketing caros. Por exemplo: se o objetivo de sua equipe de marketing é otimizar a segmentação de anúncios, a análise preditiva com tecnologia da informação pode ser um bom ponto de partida.

Se você decidir implantar a IA agora ou no futuro, é essencial entender suas opções. Decisões inteligentes realizadas hoje, vão beneficiar você e sua empresa mais tarde.

Marcelo Issa é CEO da Silver Shark Solutions.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

RANKING  VAGAS  TELLUS  NICE  URANET  TMKT  AVAYA  CSU  CALLINK  CALL CENTER  AEC  ALMAVIVA  TIVIT  TELEPERFORMANCE  SITEL  VIDAX  PROVIDER  ATENTO  VIKSTAR  CONTAX 
 
https://www.callcenter.inf.br/