Insights valiosos para líderes de contact center
Foque no que o cliente deseja e precisa, e não no que você acredita ser mais adequado 07/06/2019 10:13
» Emerson Gaia
Autor: Emerson Gaia

Se você, líder de contact center, quer elevar o desempenho da sua área, foque no que o cliente deseja e precisa, e não naquilo que você acredita ser o mais adequado para o negócio. Aceite também que, no mínimo, esse consumidor espera receber do seu grupo de agentes um atendimento eficiente. Do contrário, ele parte para a concorrência, com grandes riscos de propagar a outros consumidores a má experiência que teve no relacionamento com a sua marca.

Algumas organizações já estão alinhando as ações com base nesse novo cenário. Prova disso é que 66% das empresas do Brasil têm como prioridade melhorar a experiência do consumidor, de acordo com dados do The 2018 Global Data Management Benchmark Report, pesquisa global feita pela Experian.

Para te auxiliar nesse momento, em que cresce a importância de otimizar os custos da operação, elevar o desempenho dos agentes, gerar resultados e conquistar, reter e fidelizar clientes, compartilho sete insights valiosos:

1. É urgente investir em soluções de tecnologia - Não fazer um investimento adequado hoje, enfraquecerá o seu negócio em pouco tempo, minguando suas chances de competitividade diante da concorrência. Na dúvida sobre qual solução escolher, busque a ajuda de especialistas.

2. Encontre produtividade também em soluções de AI e RPA - Até 2027, a Inteligência Artificial (em inglês, Artificial Intelligence/ AI) e Automação Robótica de Processos (em inglês, Robotic Process Automation/ RPA) devem reduzir o tempo de dedicação dos agentes de contact center a processos convencionais em 40% (fonte: estudo da consultoria A.T. Kearney).

3. Capacite sua equipe de agentes - Automatizar as ações é um dos caminhos mais estratégicos para elevar a eficiência da área, reduzir erros humanos e garantir a agilidade no atendimento. Porém, para que o ciclo fique mais completo, é preciso garantir a capacitação dos agentes para resolver questões mais complexas.

4. Conheça o seu cliente - Quem são seus clientes, onde eles estão e como gostam de se comunicar? Quais são os desejos e necessidades desse público? Seja no mercado B2B ou B2C, hoje, o cliente tem acesso a mais informações e ciência dos próprios direitos. Além disso, quer ser tratado como único. Peças publicitárias que retratam pessoas felizes já não o atrai. Ele deseja tirar conclusões sobre a eficácia de produtos e serviços com base nas próprias experiências. Apenas preços baixos e descontos também não são capazes de mantê-lo fiel.

5. Os clientes não querem esperar - Hoje, as pessoas ficam conectadas o tempo todo e quando iniciam contato esperam que na outra ponta alguém esteja pronto para responder. Essa dinâmica têm gerado consumidores ansiosos que, diante de uma resposta demorada, sentem-se ignorados e muito propensos a se desconectar da marca.

6. Crie canais de comunicação e não de confusão - Poucas coisas irritam tanto um cliente no acesso ao contact center quanto repetir a mesma informação diversas vezes a agentes diferentes. Então, após escolher os canais adequados para o seu público, invista na estratégia omnichannel. A ideia é integrar esses canais de maneira que eles cooperem entre si, melhorando a experiência do cliente.

7. Mantenha atenção às novidades tecnológicas - Para atender as exigências desse novo consumidor, as marcas têm se apoiado cada vez mais em tecnologias. Entre as de destaque estão: assistentes pessoais virtuais; interface de voz (Voicebots); Inteligência Artificial (AI); Internet das Coisas (IoT); Big Data; Chatbots; Robotic Process Automation (RPA); Whatsapp Business; Omnichannel; e User experience. Mas as novidades não param de surgir, então, mantenha a atenção.

Contact center inteligente é aquele que economiza tempo do cliente e da empresa, gerando satisfação a ambos. As possibilidades de aperfeiçoamento da área são inúmeras e se sua empresa mantiver o foco no que o cliente deseja e não no que vocês entendem por correto, não tem como errar!

Emerson Gaia é head de Digital Transformation da Telesul.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CALL CENTER  TELEPERFORMANCE  NICE  VIKSTAR  ALMAVIVA  SITEL  AVAYA  VIDAX  CONTAX  CALLINK  TMKT  URANET  ATENTO  CSU  PROVIDER  AEC  VAGAS  TIVIT  TELLUS  RANKING 
 
https://www.callcenter.inf.br/