É preciso mudar
Empresas focam em transformação digital para fidelizar consumidor 4.0 usando IA 10/05/2019 09:48
» Marcelo Arakaki
Autor: Marcelo Arakaki

O novo perfil do consumidor que surgiu com as mídias digitais veio para ficar. Está mais exigente e, principalmente, mais consciente de seus direitos e de seu poder de disseminar - para o bem ou para o mal - a experiência vivida na aquisição de produtos e serviços. Neste novo cenário, o consumidor 4.0, como é conhecido, vem causando uma verdadeira revolução nas estratégias de negócios de empresas dos mais variados segmentos.

O Customer Experience já está virando um commodity. Isso porque, não bastasse esse empoderamento conquistado, o consumidor 4.0 busca mais do que uma boa experiência, que geralmente costuma ser efêmera. Ele quer se sentir transformado de alguma maneira. Um exemplo: quando um consumidor compra um bom curso de pós-graduação, ele se sente aprendendo algo novo e útil. Ou seja, ele era uma pessoa antes do curso e se tornou outra pessoa após a formatura.

O gráfico a seguir, copiado na teoria do aclamado autor norte-americano Joseph Pine, mostra a evolução do consumidor e a maneira como as empresas acompanharam essas mudanças, adicionando cada vez mais diferenciação a seus produtos e serviços.


Para oferecer essa oportunidade de transformação aos consumidores, é necessária uma customização cada vez maior, o que só é possível se a empresa conhecer a fundo cada consumidor, por meio da gestão de cada momento de interação do consumidor com a empresa. Aí entramos na importância da Transformação Digital das empresas, ou seja, como 2/3 da jornada do consumidor já acontece digitalmente hoje em dia, as empresas também precisam se transformar digitalmente em todas as suas áreas - como Marketing, Vendas, Operações, RH, Finanças - e não apenas na área de Tecnologia.

A empresa pode não vender tecnologia, mas os consumidores avaliarão a empresa por meio dela. E a empresa só conseguirá extrair inteligência de negócio das informações sobre seus consumidores - que estão espalhadas nos mais diversos canais, como redes sociais, sites, call centers, cadastros digitais etc - e oferecer transformações relevantes durante a jornada digital do consumidor - pelo site, pelo aplicativo, pelo APV, pelos bots  - utilizando as ferramentas de Inteligência Artificial.

Por todas essas razões, as inovações tecnológicas se tornaram fundamentais para a personalização dos produtos e serviços e, principalmente, para a identificação de oportunidades valiosas e para a criação de estratégias impactantes.

Marcelo Arakaki é sócio-fundador e COO da BlueLab.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

AEC  TELLUS  TELEPERFORMANCE  SITEL  NICE  VAGAS  CSU  CONTAX  RANKING  CALL CENTER  TIVIT  AVAYA  TMKT  ATENTO  VIDAX  ALMAVIVA  URANET  CALLINK  VIKSTAR  PROVIDER 
 
https://www.callcenter.inf.br/