Relacionamento com o cliente mudou
Novas tecnologias estão impactando cenário empresarial, permitindo melhorar experiência 18/04/2019 11:27
» Fabio Miranda
Autor: Fabio Miranda

Não tem como negar que o progresso tecnológico dos meios de comunicação afetou todas as relações entre as pessoas. Inclusive, as novas tecnologias já são consideradas como tão importantes quanto a própria mensagem, especialmente quando tratamos do atendimento ao cliente. Afinal, não existe área do mundo empresarial que não esteja sendo mudada pelo desenvolvimento tecnológico e pelo processo que se chamamos de Transformação Digital. Se antes os canais clássicos de atendimento exigiam disposição do cliente em procurar o contato com a empresa por meio de ligações ao SAC, ou mesmo pessoalmente nas lojas, agora é possível fazê-lo de vários locais, a qualquer hora, por meio da internet!

A Transformação Digital é mais que a implementação de novas tecnologias, é a alteração de paradigmas da cultura. Adaptar sua empresa a essa nova forma de lidar com os clientes passa a ser primordial. Se você superar o medo inicial da mudança, verá que o progresso tecnológico, na verdade, traz benefícios e facilidades para as empresas, pois as novas ferramentas estão tornando processos antigos mais eficazes e otimizados, melhorando as formas de tratar o cliente. A chegada das novas tecnologias é um fato. Então, que tal descobrir como usá-las a favor da sua empresa? Continue a leitura e confira todas as nossas informações a respeito do assunto!

O novo perfil do consumidor
Antes dos meios de comunicação em massa, o atendimento ao cliente tinha poucos canais. Quer dizer, o cliente precisava entrar em contato por telefone, aguardando a solução dada, ou ainda comparecer nas lojas físicas. Ele era, em muitos aspectos, refém do tempo da empresa no atendimento.

Ao contrário disso, as novas tecnologias mudaram a forma como se consome. A comunicação, cada vez mais rápida e pessoal, aproximou os clientes das marcas de maneira mais direta. Além disso, a informação está mais disponível e fácil de se achar. Tudo isso fez surgir um novo perfil de consumidor.

Também tem o outro lado. As lojas de varejo, com as tecnologias disponíveis, passam a ter mais dados e informações sobre os clientes, possibilitando melhor experiência do usuário em todos os níveis, o que passou a ser um dos pontos-chave nas estratégias de vendas.

Esse novo consumidor é muito mais informado, conectado, ativo na decisão de escolha e precisa ser guiado com cuidado rumo a conversão final. Por isso, o atendimento passa a ser tão importante em todas as etapas da negociação.

Hoje o atendimento ao cliente precisa ser rápido, objetivo e efetivamente solucionar as questões. Com as novas tecnologias, integra-se dados entre os diversos canais, com automatização e personalização dos processos, o que também torna possível agilizar as questões do cliente e facilitar o atendimento.

Outro grande impacto das novas tecnologias é a facilidade de colher, tratar e mensurar dados. Isso ajuda a criar estratégias de Marketing e melhorar o atendimento, pois é possível acompanhar os hábitos e interesses do consumidor, a forma como este interage nas redes sociais e outros parâmetros interessantes. Tudo isso pode ser metrificado para maximizar a experiência do usuário ao se lidar com o cliente moderno.

As novas tecnologias no atendimento ao cliente
Mas afinal, quais são as novas tecnologias que estão impactando o cenário empresarial e mudando a forma como se dá o atendimento ao cliente? Essa questão é muito importante, até porque as inovações tecnológicas acontecem todos os dias e é quase impossível acompanhar todas as mudanças.

Só que existem algumas ´tecnologias chave´ que são parte essencial dessa evolução e estão disponíveis para as empresas em diversos segmentos e tamanhos. Adotá-las é essencial para tornar melhor a experiência do cliente.

Chatbots - Os chatbots são uma aplicação direta da Inteligência Artificial no atendimento e se baseiam no conceito do Learning Machine - aprendizado da máquina em tradução livre. A principal função dessa tecnologia é fazer o atendimento de forma personalizada e dando soluções úteis, rápidas e automatizadas, com base nas análises feitas pelo Big Data e também da própria interação com o consumidor. Os chatbots já são usados em sites empresariais e, até mesmo, em redes sociais. São capazes de responder perguntas, enviar orçamentos, fechar vendas e outras funções que, até pouco tempo, eram exclusivas do atendimento humano.

Internet das Coisas - Uma das grandes evoluções tecnológicas que estamos experimentando é a expansão da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things, em inglês), que é a conexão entre objetos com a rede e entre si para transmitir e processar dados e também executar funções. No atendimento ao cliente, a Internet das Coisas facilita colher informações sobre hábitos dos clientes, geolocalização, pesquisas, locais que visitou, lojas que comprou anteriormente, entre outros recursos. Com ela, também é possível integrar em acessórios, eletrodomésticos e outros objetos do dia a dia para se tornarem canais de comunicação permanentes com os clientes.

Inteligência Artificial - A Inteligência Artificial já é uma realidade e é uma das principais agentes da Transformação Digital, especialmente no tocante ao atendimento ao consumidor. A partir da análise dos dados, os programas de IA são capazes de tomar decisões estratégicas autônomas no relacionamento com o cliente, inclusive prevendo comportamentos e oferecendo opções que possam agradá-lo. A Inteligência Artificial maximiza a Experiência do Usuário, personaliza o atendimento e otimiza os processos automatizados. O mais importante é que essa solução, que parece ainda algo da ficção científica, está disponível para pequenas e grandes empresas.

Big Data - O grande trunfo das novas tecnologias é a análise maciça de dados em velocidade astronômica. Esse enorme cruzamento de informações é o que se chama de Big Data, quando um programa de IA torna possível, de um conjunto bruto de informações, mapear e analisar perfis de clientes, da concorrência e mesmo questões internas da própria empresa. O Big Data garante ideias e informações valiosas sobre o perfil do consumidor e facilita a operacionalização do Atendimento ao Cliente personalizado.

Realidade aumentada - Uma outra inovação tecnológica que já existe, tende a crescer e muda a forma como se dá o atendimento ao cliente é a realidade aumentada. Trata-se de conseguir sobrepor objetos e informações virtuais sobre o ambiente real por displays digitais, óculos especiais ou mesmo do próprio smartphone. Com isso, o atendimento passa a ser mais sensorial e deixa o cliente experimentar virtualmente as soluções propostas. Lojas físicas, por exemplo, já começaram a usar espelhos inteligentes, que colocam os consumidores nas cenas em que poderiam ostentar a roupa ou acessório escolhido, além de maquiagens virtuais e outras ações. Essa tecnologia mostra novas opções ao cliente melhor que uma mera descrição. Abre-se a possibilidade de experienciar o produto antes de adquiri-lo ou ter acesso às informações relevantes ao usar o smartphone.

Fabio Miranda é diretor de vendas da Hi Platform.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

URANET  CSU  ALMAVIVA  VAGAS  VIKSTAR  SITEL  VIDAX  ATENTO  CONTAX  CALL CENTER  TELEPERFORMANCE  AVAYA  NICE  TMKT  PROVIDER  RANKING  TELLUS  CALLINK  TIVIT  AEC 
 
https://www.callcenter.inf.br/