Desmitificando o feedback
Como usar de forma mais consciente e conquistar resultados positivos na liderança 03/04/2019 10:23
» Luciana Carreteiro
Autora: Luciana Carreteiro

Existem várias formas de começar um processo de melhoria e crescimento profissional e, uma delas, é perguntar para os colegas o que eles pensam sobre a sua forma de trabalhar. É o já famoso feedback, motivo de insegurança para muitas pessoas.

Quando pergunto aos meus clientes com que frequência eles praticam o feedback, geralmente ouço a resposta padrão: na minha empresa fazemos essa avaliação formal duas vezes por ano. Então costumo questionar: existe alguma atividade que você pratica apenas duas vezes por ano na qual você é muito bom ou uma referência? A resposta, é claro, é sempre negativa. Isso quer dizer que esse exercício não se baseia apenas em seguir um passo-a-passo, como uma receita de bolo, mas sim em praticar.

Feedback é incluir pessoas importantes na realização do nosso trabalho e no nosso processo de evolução e mudança. Ninguém faz nada sozinho! E, para isso, é preciso humildade, que eu defino como a nossa capacidade real de escutar os outros. Saber ouvir, principalmente aquelas pessoas que participam ativamente da nossa vida profissional e pessoal, é de extrema importância. Afinal, somos uma pessoa só, e o desafio para melhorar é justamente levar em consideração o que os outros pensam. Se quatro, cinco ou até oito pessoas nos dão o mesmo feedback, essa pode ser uma real oportunidade de melhoria.

Esse exercício é necessário porque transforma o profissional em um líder melhor e todos a sua volta também são beneficiados e influenciados com essa mudança. No entanto, não se progride do dia para a noite, é preciso praticar esse novo comportamento desejado. Pensando nisso, indico algumas dicas para usar o feedback de forma mais consciente e conquistar resultados positivos na liderança:

- Crie um ambiente de confiança
Ao chamar as pessoas para essa conversa faça elas entenderem que você quer ouvir a opinião delas. Deixe a pessoa a vontade e, para não se tornar um papo pesado, tente realizá-lo em 15 a 20 minutos.

- Pergunte de mente aberta
"O que eu posso melhorar?" ou "como eu fui nessa apresentação?". Isso contribui para melhorar a capacidade de escuta dentro da comunicação ou ainda ter uma comunicação mais assertiva, principalmente durante reuniões de alinhamento. Escute de mente aberta e saia dessa conversa entendendo claramente o que foi dito.

- Escute e agradeça
Qual a chance de você falar algo construtivo para uma pessoa que fica argumentando algo com você? Pouca. Depois, sozinho, com calma, você reflete sobre o que ouviu e avalia se o que foi dito faz sentido. Agradecer vai deixar a porta aberta para uma próxima vez e demonstrará o seu respeito por essa pessoa.

- Não aproveite para "lavar a roupa suja"
O feedback não é o momento para gerenciar conflitos, e sim uma oportunidade de melhorar como profissional. Se existe algum problema com alguém, resolva-o em outra ocasião.

- Deixe o passado para trás
As pessoas mudam e evoluem sim. Ficar preso a uma imagem ou erro do passado nos faz carregar uma âncora no dia a dia. Por isso, o primeiro passo é o desejo de evoluir e se transformar e o apoio de outras pessoas é extremamente bem-vindo na busca por essa conquista.

- Tenha foco
Durante o feedback, você pode escutar muitas opiniões distintas, mas escolha apenas uma ou duas para trabalhar porque o foco contribui para esse desenvolvimento. Focar é escolher o que terá mais impacto positivo no seu trabalho e no da sua equipe. Para isso, o coach também pode ajudar bastante, tanto na preparação mental e prática das conversas, quanto na escolha dos comportamentos.

- Feche com chave de ouro: peça uma sugestão
Passe mais tempo da conversa focando nas sugestões e em como essa pessoa pode te ajudar a atingir esses objetivos. Esse olhar lhe ajudará a enxergar para o seu ponto de melhoria com uma perspectiva de oportunidade, de evoluir na liderança. Outra vantagem é que as sugestões já são seu plano de ação e te empurram a dar o primeiro passo em direção a um futuro profissional de sucesso!

Luciana Carreteiro é coach especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança e fundadora da Kyma Coaching.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

CONTAX  CALLINK  VAGAS  TIVIT  VIKSTAR  NICE  AEC  TELEPERFORMANCE  AVAYA  VIDAX  TELLUS  PROVIDER  SITEL  CSU  ATENTO  CALL CENTER  ALMAVIVA  RANKING  TMKT  URANET 
 
https://www.callcenter.inf.br/