Rumo ao digital
Porque temos que abraçar os novos canais de atendimento ao cliente o quanto antes 13/03/2019 10:02
» Anand Venkatraman
Autor: Anand Venkatraman

Transformação digital é mais do que otimizar seu jeito de trabalhar com novas tecnologias e ferramentas. É criar uma mudança radical na maneira como você faz negócios. A tecnologia se tornou onipresente no dia a dia dos consumidores e, por isso, a forma como eles interagem com as empresas precisa mudar.

Chegou a hora de as empresas investirem em uma estratégia digital. As empresas capazes de adotar essa transformação abrem novas oportunidades de receita, têm a chance de se tornarem pioneiras em novos nichos de serviço e tendem a superar seus concorrentes. A transformação digital possa gerar até US$ 18 trilhões em receita adicional, de acordo com a empresa de pesquisas IDC. Sua empresa não deveria ficar fora disso, não é mesmo?

Para colocar sua empresa nos trilhos dessa tendência e realidade de mercado, definir a cultura CX correta é primordial. Uma abordagem que visa colocar o cliente primeiro é o que separa grandes empresas das boas empresas. No coração de qualquer planejamento estratégico digital deve estar construir uma cultura que representa uma ótima experiência do cliente.

É preciso garantir que essa cultura seja incorporada pelas equipes de forma funcional, não apenas na função de suporte ao cliente. Orientar seu ethos para o cliente, para garantir que esse pensamento seja transmitido para todos na organização, é uma obrigação.

Outra dica é preparar uma abordagem de 360 graus para o suporte ao cliente. De acordo com o Relatório de atendimento ao cliente de 2018 da Microsoft, 59% dos clientes usam três ou mais canais de atendimento para se conectar às empresas, o que mostra que os consumidores de hoje esperam receber serviços em vários canais e em qualquer dispositivo. Estimativas do setor apontam que 89% dos clientes podem ser retidos com um forte engajamento com clientes omnichannel. Os números demonstram que os clientes de hoje querem uma resolução simples e rápida em qualquer canal de comunicação que seja conveniente. É imperativo fornecer uma experiência unificada de atendimento ao cliente em todos os pontos de contato.

Mesmo com isso em mente, colocar em prática pode ser um desafio, já que é necessário conseguir o orçamento para iniciar a transformação. O dinheiro está na raiz de todos os negócios. Sem lucro, as empresas não sobreviveriam. Mesmo que uma nova iniciativa seja "a coisa certa a fazer", ainda precisamos provar sua viabilidade financeira.

Calcule o custo total do investimento necessário para concluir o projeto e quanto tempo levará a sua empresa para equilibrar após o investimento. Se os executivos conseguirem enxergar quando começam a lucrar com uma nova iniciativa, torna-se muito mais atraente investir. Se você precisa fazer suposições, certifique-se de usar um número conservador, com o qual ninguém discordaria.

Conseguir o apoio de quem toma as decisões da empresa pode ser realmente difícil quando se trata de propor uma transformação digital. Mas vale a pena lutar para obter o orçamento e fazer uma mudança radical na sua estratégia de prestação de serviços.

Os clientes ficarão mais felizes com serviços mais modernos, seus agentes mais satisfeitos e com mais poder para ajudar os clientes e sua empresa a ver novos fluxos de receita que as concorrentes mais tradicionais não conseguem captar.

Anand Venkatraman é vice-presidente de parcerias da Freshworks.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

ATENTO  CALLINK  CSU  VAGAS  TMKT  AVAYA  TELLUS  VIDAX  PROVIDER  SITEL  NICE  AEC  RANKING  TELEPERFORMANCE  URANET  CONTAX  CALL CENTER  ALMAVIVA  VIKSTAR  TIVIT 
 
https://www.callcenter.inf.br/