Lição da Disney
Quatro estratégias utilizadas pela empresa americana para engajar os colaboradores 16/01/2019 10:20
» Erik Penna
Autor: Erik Penna

Eu acredito que, se uma pessoa deseja profissionalmente chegar onde a maioria não chega, precisa fazer coisas que a maioria não faz. Então planejei e comecei o ano passeando com a família na Disney de Orlando e aproveitei para fazer mais uma qualificação internacional no Instituto Disney.
 
Fui lá para aprender, nos parques e na sala de aula, como uma das empresas mais amadas e vencedoras do planeta consegue engajar seus colaboradores para encantar nos 365 dias do ano.

Dessa vez, o tema do treinamento foi sobre como desenvolver a cultura para encantar através do engajamento da equipe, lá chamado de membros do elenco. Descrevo a seguir os 4 passos de ouro do engajamento:

1- Seleção
Não recrute apenas pela habilidade. Na Disney, o lema do departamento de recursos humanos é: contrate por atitude. Treine a aptidão. Portanto, se o candidato tiver uma atitude congruente com a cultura da empresa, a habilidade para a função pode ser desenvolvida posteriormente.

2- Treinamento
Treine o treinador. O líder precisa dar o exemplo, treinar, aprimorar-se constantemente. Trate o atendimento com um show diante do cliente. Mas, para isso ocorrer, é preciso saber que são necessárias muitas horas de ensaio. Ensaie sempre para ter SHOW! Ensaie o comportamento desejado, diga claramente a cada pessoa do seu time qual o comportamento que a empresa e a liderança esperam dela, nas mais variadas situações.

3- Comunicação
Observe se a forma que a empresa se comunica com o cliente externo é a mesma com a que se comunica com o cliente interno. Impressos, imagens, vídeos, ou seja, materiais impressos e virtuais. Lembre-se de que comunicação não é o que você transmite, mas sim, como o outro entende a mensagem. Busque incluir na sua comunicação interna o reconhecimento, formas de reconhecer publicamente as ações e os comportamentos desejáveis que forem exemplares. Isso engaja e motiva.

4- Cuidado
Lembre-se que o funcionário ou vendedor é seu primeiro cliente. Os colaboradores Disney são convidados a pensar todos os dias em que norteiam suas decisões. Em cada situação pense: "e se fosse o Walt Disney na sua frente agora, como ele agiria?"

Quer ser um campeão em 2019? Engaje e treine como um campeão. Imagine agora uma equipe engajada e bem treinada, até onde ela pode chegar? Lembre-se: você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você. Dois mil e dezenove já está aí, agora é com você!

Erik Penna é palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor de livros.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

VIDAX  VIKSTAR  CSU  ATENTO  TMKT  CALL CENTER  AVAYA  CALLINK  SITEL  RANKING  AEC  PROVIDER  TELEPERFORMANCE  TELLUS  VAGAS  NICE  URANET  ALMAVIVA  TIVIT  CONTAX 
 
https://www.callcenter.inf.br/