RH digital
Novas tecnologias invadem a área de gestão de pessoas 07/01/2019 09:26
» Felipe Azevedo
Autor: Felipe Azevedo

O RH está vivendo uma transformação sem limites graças às novas tecnologias e também à chegada das novas gerações ao mercado de trabalho. Como consequência, o relacionamento entre empresas e pessoas não para de evoluir. O que vemos atualmente é um caminho sem volta rumo ao digital. Inteligência artificial, analytics, mobilidade, games, dentre outras soluções inovadoras e focadas em produtividade, já ajudam empresas a superar alguns de seus problemas de gestão de pessoas.

A tendência é mundial e a expectativa é que os investimentos em serviços para análise e utilização de dados nas organizações saltem dos US$ 49 milhões para US$ 104 bilhões nos próximos oito anos, de acordo com pesquisa da consultoria global Frost & Sullivan. Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, Machine Learning e People Analytics reduzem as decisões subjetivas, que poderiam representar um risco para as empresas. Elas também vão dar mais agilidade, principalmente, no que tange à entrega de análises e insights que podem impactar os rumos do negócio através de melhores decisões sobre pessoas. Certamente, tais mudanças vão fechar alguns postos de trabalho, porém, muitos outros, que exigirão conhecimento e competências diferenciadas, tanto do RH quanto dos demais líderes e colaboradores, serão criados.

Vale destacar que a mobilidade, cada vez mais presente na rotina das pessoas, deverá se aproximar ainda mais do RH. Não faz sentido para as pessoas, que já vivem conectadas no seu dia a dia, levarem uma vida analógica dentro das empresas. Hoje, essa realidade está mudando por meio de aplicativos móveis, que proporcionam  uma experiência mais agradável e dinâmica para os colaboradores em seu momento de trabalho. A tendência é que as companhias foquem, principalmente, no autoatendimento que permite, por exemplo, a marcação de ponto e a solicitação de férias pelo celular ou a realização de um treinamento recomendado especificamente para aquele colaborador. Além disso, a Inteligência Artificial possibilita que pedidos específicos dos colaboradores sejam feitos via WhatsApp, utilizando recurso de chatbot, em que o funcionário fala diretamente com um robô que responde e dá andamento à demanda: tudo integrado com as outras soluções de tecnologia para gestão de RH.

E toda essa revolução digital deve se estender desde o processo de recrutamento até outras atividades das organizações.  No caso dos processos seletivos, por exemplo,  as  companhias já têm à sua disposição aplicativos que contam com games, entrevistas por vídeo e recrutamento via redes sociais, facilitando a busca e o cadastro de vagas e, muitas vezes, possibilitando a participação em seleções, que não precisam mais ser conduzidas presencialmente. Sem dúvida, chegamos à era do RH mais inteligente e, consequentemente, mais produtivo e alinhado à estratégia do negócio.

Felipe Azevedo é vice-presidente da LG lugar de gente.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin

Palavras mais procuradas

RANKING  CALLINK  AEC  ALMAVIVA  SITEL  CSU  CALL CENTER  AVAYA  CONTAX  VIKSTAR  TMKT  ATENTO  VAGAS  PROVIDER  NICE  URANET  TELLUS  VIDAX  TIVIT  TELEPERFORMANCE 
 
https://www.callcenter.inf.br/